Sexta-feira, Agosto 8, 2025

Carro Elétrico: Carregar vai finalmente ser simples e (mais) barato?

Durante anos, carregar um carro elétrico em Portugal foi tudo menos simples. Aqui nem estamos a falar das filas, dos postos que não funcionam ou funcionam mal. Estamos sim a falar dos contratos, apps, cartões de operador, taxas escondidas… parecia um puzzle em vez de uma solução de mobilidade.

Pois bem, o cenário vai mudar. O novo regime da mobilidade elétrica, aprovado pelo Governo há alguns dias atrás, vem finalmente acabar com os contratos obrigatórios, permitir pagamentos diretos e trazer uma lufada de ar fresco a quem anda com um cabo debaixo do braço.

O jogo vai mudar!

Carregamentos de carros elétricos sem contratos? Já não era sem tempo!

Quando mete gasolina ou gasóleo tem um contrato com alguém? Claro que não. Tem dinheiro na mão, e isso é mais do que o suficiente. Vai ser igual nos carros elétricos!

O que antes exigia um contrato com um comercializador de energia (só para poderes carregar o carro na rua), passa agora a funcionar como qualquer bomba de gasolina: chegas, carregas, pagas e segues viagem. Sem apps obrigatórias, sem fidelizações, etc.

- Advertisement -

Esta medida responde ao regulamento europeu AFIR, que exige liberdade no acesso aos pontos de carregamento elétrico. Assim, com isto, qualquer pessoa, seja residente ou turista, poderá carregar o seu carro sem ter de criar contas ou aderir a serviços.

Multibanco e QR Code chegam aos carregadores!

Outra mudança importantíssima: os carregadores passam a ter métodos de pagamento universais. Nos postos de 50 kW ou mais, será obrigatório aceitar cartões bancários. Nos restantes, terá de existir, no mínimo, um sistema de pagamento via QR Code.

Isto significa que o consumidor comum deixa de ter de andar com cartões de operador no porta-luvas ou com cinco apps instaladas.

O mais importante… Os preços passam a ser claros!

(primeiras 24 horas) renault 5 - incrível! chama toda a atenção!

Carregar e não fazer ideia do que vai pagar. Carregar num posto em Salvaterra, depois em Benavente, a mesma exata energia e pagar mais num lado do que no outro… Isso vai tudo acabar.

O novo regime exige transparência total nos preços antes de cada carregamento. Tal como numa bomba de gasolina, vais poder ver o custo por kWh antes de ligar o carro ao carregador.

Sem taxas escondidas, sem “IVA à parte”, sem operadores a inventar comissões absurdas por minuto.

Preços potencialmente mais baixos?

Com menos intermediários no processo, nomeadamente a obrigatoriedade de ligação à Mobi.E para tudo e todos, o novo modelo deve baixar os custos operacionais, o que poderá refletir-se em preços mais competitivos para os utilizadores.

A entrada de novos operadores e o fim das barreiras contratuais abrem também espaço para maior concorrência, especialmente nas autoestradas, onde os preços de carregamento continuam muitas vezes absurdos.

Quando entra tudo em vigor?

Este novo regime vai ter um período de transição até 31 de dezembro de 2026. Durante este tempo, ainda se aplicam algumas regras antigas, mas o caminho já está definido.

Em suma, se tudo correr como previsto, carregar o carro elétrico em Portugal vai finalmente deixar de ser uma dor de cabeça.

Antes de mais nada, o que achas de tudo isto? Finalmente? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também