Durante anos, aliás, durante décadas! Sempre que alguém queria saber alguma coisa, a resposta era simples: “Vai ao Google e pesquisa!” Era quase instintivo, tão enraizado como dizer “mete no canal 1” quando se queria ver o telejornal.
Mas os tempos estão a mudar, e de forma bastante rápida!
A frase “vai ao Google” já não vale! Agora é “vai ao ChatGPT!”
A Google ainda domina as pesquisas, porque a IA, apesar de muito popular, ainda não está bem embrenhada no mainstream. Pessoas como os meus pais de quase 70 anos, ou o meu irmão de 40 anos, ainda não sabem muito bem como a coisa funciona. Mas isto está a mudar, e o público mais jovem já se rendeu à novidade.
Aliás, hoje em dia, há cada vez mais quem responda: “Prefiro ir ao ChatGPT.” Ou ao Copilot, que no fundo é a mesma coisa. Já me aconteceu várias vezes. A velha frase perdeu força. Já não é o Google que está na linha da frente da curiosidade digital. É a inteligência artificial.
O curioso é que esta mudança não se deve (apenas) à falta de qualidade do Google como motor de pesquisa, mas sim à comodidade. A IA dá respostas diretas, resumidas, muitas vezes com opinião ou contexto. Isto enquanto um motor de busca dá vários resultados, em que tu tens de ir à procura da resposta mais a sério. Quem nunca andou nas páginas número 3 ou 4 do Google já em desespero? Com a IA isso já não acontece. É como ter um colega que sabe um bocadinho de tudo. Já não procuramos links. Procuramos soluções.
Isto não quer dizer que o Google morreu. Mas o hábito está a mudar, e quando o hábito muda, tudo muda.
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