A Xbox está a viver uma das fases mais estranhas da sua história, o que está a meter os jogadores em sentido. Ou seja, em 2025, a Microsoft decidiu lançar jogos em tudo o que mexe, isto inclui até consolas rivais, mas insiste que o futuro da Xbox enquanto marca está mais do que garantido.
Até pode estar, mas não graças graças ao hardware.
Receitas da Xbox sobem… enquanto as consolas continuam a cair!
Portanto, nos resultados do quarto trimestre fiscal de 2025, a Microsoft revelou que as receitas de conteúdos e serviços Xbox aumentaram 13%, com o total da divisão gaming a subir 10%. Ou seja, a marca Xbox está a dar dinheiro.
Porém, é notório que as consolas estão a perder (muita) força. Na verdade, a receita de hardware caiu 22% neste trimestre.
Isto confirma o que já se suspeitava! As consolas Xbox estão a vender cada vez menos. Um número que não é possível de aferir a 100%, porque a Microsoft continua a esconder os números de vendas, o que torna ainda mais difícil perceber o real impacto da questão.
Entretanto, vale a pena salientar que estes dados chegam numa altura delicada para a empresa, após mais uma ronda de despedimentos que afetou quase 10 mil trabalhadores. Apesar disso, a Microsoft teve o cuidado de garantir que os seus acionistas estão bem servidos, distribuindo 9.4 mil milhões de dólares em dividendos só neste trimestre.
Resta saber se a chegada da ROG Ally com branding Xbox vai conseguir inverter a tendência negativa nas vendas de hardware. O que muito honestamente acho difícil, porque este tipo de consola portátil ainda está muito apontada a nichos de mercado.
Mas uma coisa parece certa. A Microsoft está a apostar forte num modelo onde o ecossistema e os serviços valem mais do que a caixa onde jogas.