Para quem tem smartphone da Xiaomi e andava na expectativa por mais uma atualização para o HyperOS 2, temos más notícias.
Numa revelação que apanhou muitos de surpresa, a empresa confirmou que encerrou oficialmente o desenvolvimento do HyperOS 2. Todo o foco, e todos os recursos, estão agora apontados o HyperOS 3.
Adeus ao passado, olá ao futuro
A lógica da Xiaomi é de que todos os telemóveis que tinham direito a receber o HyperOS 2 já o receberam. Para a gigante chinesa, é altura de virar a página e concentrar todas as energias em entregar o futuro HyperOS 3, que será baseado no novíssimo Android 16, a tempo e horas.
Um membro da equipa de desenvolvimento foi ainda mais claro. Afirmou que os utilizadores não devem esperar mais nenhuma atualização de melhoria para o HyperOS 2. Todos os problemas conhecidos e bugs que o apoquentam serão, supostamente, resolvidos na próxima grande versão.
E o que promete este HyperOS 3? A conversa é a do costume. Vamos ter melhorias na fluidez das animações e efeitos visuais, um sistema mais responsivo, uma interface refinada e uma “experiência de utilizador otimizada”. Para sermos justos, são promessas algo vagas que teremos de ver para crer quando o software chegar às nossas mãos.
Entretanto, numa nota curiosa, há uma possibilidade de a Xiaomi abandonar a numeração tradicional e batizar o seu próximo sistema operativo de HyperOS 26, para alinhar com o ano de lançamento. Contudo, é uma jogada de marketing interessante, sem dúvida.
O fim da linha: 9 modelos ficam pelo caminho
Infelizmente, enquanto uns olham para o futuro, outros ficam pelo caminho. A Xiaomi confirmou que nove dos seus aparelhos estão a receber as suas últimas atualizações este ano. Em suma, em setembro receberão o seu último patch de segurança e, depois disso, o suporte oficial termina.
A lista dos que vão para a reforma:
- Redmi A1
- Redmi A1+
- Poco C50
- Xiaomi 11T
- Xiaomi 11T Pro
- Mi 11 Lite 5G NE
- Mi 11 LE
- Poco M5
- Redmi 11 Prime 4G
Contudo, ainda não há uma data de lançamento ou uma lista oficial de quais os telemóveis que serão os primeiros a receber o novo HyperOS.
Antes de mais nada, e você? O que acha desta estratégia? O seu telemóvel está na lista dos que vão receber a nova versão ou está na hora de começar a pensar num upgrade?