Domingo, Julho 27, 2025

Os quilos voltam (e rápido) quando parares de tomar Ozempic

Medicamentos como o Ozempic tornaram-se, nos últimos anos, as novas armas populares na luta contra o excesso de peso. Mas um novo estudo mostra que, embora estes fármacos ajudem realmente a emagrecer, o peso tende a voltar assim que o tratamento termina e mais depressa do que se pensava. Mas que impacto tem parares de tomar Ozempic?

Os quilos voltam (e rápido) quando parares de tomar Ozempic

Uma equipa de investigadores da Universidade de Pequim, na China, analisou 11 estudos anteriores, que envolveram 2466 pessoas no total. O foco principal foram os chamados medicamentos anti-obesidade (AOMs), especialmente os da classe GLP-1 como o Ozempic e o Wegovy que atuam imitando uma hormona que regula o apetite e os níveis de açúcar no sangue.

Conclusão? Sim, estas terapias resultam na perda de peso…

Mas passadas apenas oito semanas após parar a medicação, o peso começa a regressar.

E o pior: esse aumento mantém-se durante pelo menos 20 semanas após o fim do tratamento, segundo os dados agregados pelos investigadores.

Quanto peso volta?

Em média, os participantes recuperaram 2,5 kg ao longo de cinco meses depois de deixarem de tomar os medicamentos.

E quanto mais peso tinham perdido inicialmente… mais recuperaram depois.

afinal o ozempic tem outros efeitos secretos no seu corpo

Os fármacos da classe GLP-1 foram os mais associados a esta recuperação, provavelmente por terem sido também os mais analisados entre os estudos incluídos.

O corpo “reage” à perda de peso?

Ainda não se sabe exatamente porque é que isto acontece. Uma hipótese sugerida pelos cientistas é que a perda de peso pode alterar a forma como o corpo regula o metabolismo e a fome, tornando mais difícil manter os resultados quando o tratamento é interrompido.

“O impacto do efeito ioiô na saúde e no metabolismo ainda não está bem definido”, alertam os autores.

Isto significa que o corpo pode entrar num modo de “compensação”, dificultando a manutenção do peso perdido.

Este fenómeno não é exclusivo dos medicamentos

Este tipo de recuperação de peso não é novo, nem exclusivo de fármacos. Já foi observado em pessoas que fizeram cirurgias bariátricas, como o bypass gástrico ou a gastroplastia vertical.

Num dos estudos revistos publicado em 2023 participantes que usavam tirzepatida (Zepbound) e que passaram a tomar um placebo após o fim do tratamento recuperaram metade do peso que tinham perdido, em poucos meses.

O que significa isto para quem está a pensar tomar Ozempic?

Estes medicamentos continuam a ser uma ferramenta poderosa no combate à obesidade, mas este estudo reforça a necessidade de olhar para o tratamento como um processo de longo prazo.

Parar a medicação sem acompanhamento pode resultar num retrocesso rápido. Para além disso deve-se ter em conta os riscos associados ao efeito sanfona (ioiô), tanto a nível físico como psicológico.

E agora?

Os investigadores defendem que é urgente realizar novos estudos de longo prazo, com grupos maiores, para perceber melhor:

  • Como evitar o aumento de peso após o fim dos tratamentos
  • Que fatores estão associados a melhores resultados duradouros
  • E se há formas mais saudáveis ou sustentáveis de manter a perda de peso

Enquanto isso, qualquer decisão sobre iniciar (ou parar) um medicamento como o Ozempic deve-se tomar com aconselhamento médico adequado. Porque perder peso é importante mas manter essa perda de forma saudável é ainda mais.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também