Domingo, Julho 27, 2025

Usei o iOS 26 durante um mês: há algo que me está a irritar!

O iOS 26 já está disponível em beta pública há várias semanas, por isso, se tiveres coragem para lidar com bugs ocasionais, podes começar a testá-lo agora mesmo. Mas atenção! Esta não é apenas mais uma atualização de software. Depois de o usar durante mais ou menos um mês, posso dizer-te que esta é uma das maiores mudanças que já vi no iPhone em muitos anos.

Pode não ser revolucionária, porque o iPhone continua igual a si mesmo, mas é certo que muito vai mudar.

A nova versão traz um novo visual, mais opções de personalização e algumas melhorias muito bem-vindas em apps de uso diário. No entanto, há também uma decisão da Apple que me está a deixar de pé atrás.

Gosto: a nova interface Liquid Glass

Vamos ser honestos, no início achei a coisa meio estranha, mas o iPhone precisa de uma cara lavada, e isto pode muito bem ser a solução. O “Liquid Glass” é aquele novo look translúcido e brilhante que a Apple está a espalhar por todos os seus sistemas, e ao início parece exagerado. Mas passado algum tempo, acabei por me render. O iOS 18 agora até parece velho e plano em comparação. É isto que se quer.

Os menus, os botões, os painéis de controlo… tudo está mais arredondado, fluído e agradável à vista. Verdade seja dita, a Apple corrigiu os primeiros problemas de legibilidade.

Hoje, usar o sistema parece mais intuitivo e até mais moderno.

Gosto: as novas opções de ecrã bloqueado

Sim, a Apple continua a insistir em personalizações… e ainda bem. O iOS 26 deixa-te mudar o relógio no ecrã bloqueado, com opções de vidro fosco, ajuste de tamanho, cor e até reflexos realistas quando mexes no iPhone. Parece um pormenor? Talvez. Mas junta-se a uma experiência mais rica.

Também não é uma grande novidade, visto que a Xiaomi já oferece algo de muito similar no lado Android da coisa. Mas, a Apple faz melhor, essa é a verdade.

Podes também aplicar efeitos 3D às tuas fotos 2D, para dar profundidade ao fundo, e reorganizar widgets de forma mais livre. Entretanto, se usas o Apple Music, vais adorar o novo modo de reprodução a ecrã inteiro. (É esperado que o Spotify também aproveite a novidade).

Gosto: a app Fotografias voltou ao bom caminho

A Apple tinha estragado a app Fotografias no iOS 18, com mudanças confusas na navegação. Agora, voltou ao básico: a barra de separadores na parte inferior está de regresso, e podemos reorganizar as coleções conforme nos dá mais jeito.

Além disso, os elementos visuais também beneficiam do tal efeito Liquid Glass. Os botões brilham subtilmente por cima das miniaturas dos vídeos e das fotos. É simples, mas eficaz.

Não gosto: a app Mensagens está a encher-se de lixo

Infelizmente, nem tudo são rosas. A app Mensagens está a ficar mais confusa, com a introdução de fundos personalizados para as conversas. Sim, podes ter imagens ou padrões como fundo, até gerados por IA. Mas isso só atrapalha a leitura das mensagens.

Pior ainda: agora o sistema sugere “coisas”. Por favor não.

Conclusão

O iOS 26 é uma lufada de ar fresco. Sendo uma das maiores mudanças de sempre no iOS. Sendo exatamente por isso que as Betas continuam cheias de problemas. É muito código novo, para dar uma outra vida ao ecossistema.

Está mais bonito, mais fluído e cheio de boas ideias. Mas a Apple também tem de saber onde parar.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também