A Microsoft, depois de ter percebido que tinha de rentabilizar a sério os investimentos que tem vindo a fazer, já não esconde que está a apostar cada vez mais num modelo multiplataforma. Por isso, nos últimos tempos, temos visto títulos Xbox a aterrarem na PS5, e agora, com a chegada da Switch 2, é a vez da Nintendo receber mais amor por parte da gigante responsável pelas consolas Xbox e o SO Windows.
Mais jogos da Xbox estão a caminho da Switch 2 e PS5
Portanto, segundo o jornalista Chris Dring, da Game Business, a Xbox prepara-se para anunciar oficialmente novos ports para a Switch 2 e também para a PS5 nas próximas semanas. Ainda não há lista fechada, mas tudo indica que grandes nomes (Call of Duty) estão incluídos.
Esta estratégia faz parte de uma tendência cada vez mais lógica. Ou seja, que já não chega vender jogos numa só consola. De acordo com a Circana, 50% do tempo de jogo nos EUA é ocupado por apenas dez jogos de serviço ativo. Ou seja, todo o resto do mercado (incluindo single-player e novas IPs) luta pelos outros 50%. Expandir para outras consolas não é uma escolha, é uma questão de sobrevivência.
Hoje em dia, todas as grandes do gaming são também multiplataformas:
- A Sony leva os seus exclusivos para PC.
- A Microsoft lança no Xbox, PC, PS5 e Switch.
- Por fim, a Nintendo, embora mais fechada, tem uma aposta bem lucrativa nos jogos mobile.
Portanto, se achavas que a guerra de consolas ainda era uma batalha de exclusividades, está na altura de reveres o teu mapa. Neste momento, o futuro passa por estar em todo o lado, e a Xbox parece pronta para levar isso à letra.
Ainda vamos ver Halo na PS5. Já esteve bem mais longe.