A eterna discussão de café sobre qual é a melhor operadora em Portugal acaba de ganhar um argumento de peso, e os resultados podem não agradar a todos.
Vamos diretos ao assunto. Um estudo independente da consultora internacional Umlaut veio baralhar as contas e meter tudo em pratos limpos. Depois de analisar as redes nacionais ao pormenor, a Vodafone Portugal foi distinguida como a melhor rede móvel do país.
A operadora arrecadou o cobiçado título de “Melhor do Teste”, com uma pontuação que deixou a concorrência a uma distância considerável.
Os números sorriem à Vodafone
A Vodafone conseguiu uns impressionantes 958 pontos em 1000 possíveis. O que é que isto significa? Significa que superou em 13 pontos o segundo classificado e deixou o terceiro a uns longínquos 26 pontos de distância.
Aparentemente a Vodafone ultrapassou a concorrência com o serviço de dados. Se para si importante o streaming, os jogos online ou as redes sociais, foi aqui que a operadora teve o seu melhor desempenho, com 465 em 480 pontos possíveis.
A fiabilidade geral, que analisa tudo (dados, voz e a experiência real dos utilizadores), também alcançou uma pontuação máxima de 577 em 600, com uma classificação de “muito boa”.
Para que não restem dúvidas, a metodologia não foi uma brincadeira. A Umlaut realizou testes em grandes e pequenas localidades e até em estradas, usando smartphones de última geração, preferencialmente em 5G.
Além disso, analisou dados crowdsourced recolhidos ao longo de seis meses. O objetivo foi refletir a experiência real do cliente comum.
Vodafone já dominava na rede fixa
Este reconhecimento surge três meses depois de a mesma consultora ter considerado a rede fixa da Vodafone como a melhor do País. Ou seja, em abril, a rede de fibra da operadora já se tinha destacado pela sua velocidade de download, baixa latência e estabilidade.
Em suma, o que é que isto muda? Muda a forma como olha para a sua fatura mensal. O preço é importante, mas a qualidade também se paga.