A Apple prepara-se para lançar aquele que promete ser o iPhone mais fino de sempre. Um iPhone que ao contrário do S25 Edge da Samsung, tem potencial para mudar o paradigma do mundo mobile.
Chamado iPhone 17 Air, este modelo vai chegar ao lado dos habituais iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max, porém com um foco claro no design ultrafino. Como seria de esperar, isso tem um preço: a bateria deve ser o ponto mais fraco do equipamento.
Fino… mas a que custo?
Como estamos fartos de dizer, a bateria vai ser fraca, vai possivelmente ser extremamente fraca. A Apple não vai usar as tecnologias mais recentes do mercado, e como tal, a capacidade deverá ficar pelos 2800mAh. É muito pouco.
Para ter ideia, o iPhone 16 normal, que já não é incrível na autonomia, anda pelos 3561mAh. Por sua vez, o iPhone 16 Pro Max chega ao 4685mAh.
Aliás, a última vez que vimos um iPhone com uma bateria abaixo dos 3000 mAh foi em 2021, com o iPhone 13 mini. Todos sabemos como isso correu… Muitos elogios ao tamanho compacto, mas críticas constantes à autonomia ridícula.
A Apple vai tentar compensar com software e eficiência?
Apesar de tudo, a Apple não é parva e sabe bem o que está a fazer.
O iOS 26 vai estrear uma nova funcionalidade chamada “Adaptive Power”, que promete ajustar o desempenho do equipamento para poupar energia. O que é estranho, porque ninguém vai gastar 1300€ para ter um smartphone “limitadao”. Porém, a realidade é que o nivel de performance há muito que não é um problema no mundo Apple, e como tal, pode haver espaço para fazer algumas brincadeiras.
A própria Apple já admitiu que a coisa tem tudo para correr mal!
Caso não saiba, a Apple está a desenvolver uma capa com bateria específica para o iPhone 17 Air. Ou seja, mesmo antes de lançar o equipamento, a marca já admite que vai haver utilizadores com dificuldades em chegar ao fim do dia com uma só carga.
Aliás, segundo os testes internos, apenas 60% a 70% dos utilizadores conseguirão usar o iPhone 17 Air durante um dia completo sem carregar. Os restantes modelos da linha iPhone 17 devem atingir os 80% a 90%.
Vale a pena esperar?
Se estás com os dedos prontos para encomendar o iPhone 17 Air no primeiro minuto da pré-venda, talvez seja melhor esperar pelas primeiras reviews. Porque este pode muito bem ser o iPhone mais bonito e mais frustrante dos últimos anos.
Ou seja, a não ser que estejas disposto a andar sempre com uma powerbank no bolso, convém saber exatamente no que te estás a meter.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!