Nos últimos meses, temos assistido a um fenómeno cada vez mais presente! Marcas a gastar rios de dinheiro para meter telemóveis, computadores, relógios ou até frigoríficos nas mãos de celebridades e influenciadores. A pergunta é.. Será que isto serve mesmo para alguma coisa?
Influenciadores com telemóveis caros… serve para quê, afinal?
Vamos ser honestos. Não é por ver o Cristiano Ronaldo com um Galaxy S25 Ultra na mão que de repente vou correr para a loja mais próxima e gastar 1500 euros. Tal como não é por ver uma atriz da moda com um iPhone 16 que vou largar o meu Redmi de 300 euros que dá perfeitamente para o meu dia-a-dia. Porque, no fim do dia, o que me interessa é aquilo que faz sentido para mim, para o meu uso e para a minha carteira.
Claro que o marketing funciona. Sempre funcionou. É por isso que mexe com tanto dinheiro. Mas estamos a chegar a um ponto em que parece que o investimento em “imagem” está a ser mais importante do que o investimento no próprio produto.
Por vezes, estes influenciadores, muitos deles pagos a peso de ouro, nem sequer usam o produto no dia-a-dia. Nestes anos de leak.pt já vi influenciadores a tirar fotos com relógios para publicar, e nem sabiam como é que este se ligava. Já vi publicações a serem carregadas para o Twitter e Instagram, sobre vários telemóveis, sempre a partir do “tradicional” iPhone.
É feito, e pior que isso, em vez de se preocuparem em afinar câmaras, melhorar baterias ou oferecer software decente, muitas marcas parecem mais interessadas em garantir que o próximo TikTok viral tem um logotipo bem visível.
Estamos simplesmente a cair numa espiral de vaidade corporativa, onde se gasta para aparecer… mas não necessariamente para convencer?
As redes sociais estão cheias de gente a mostrar “o novo telefone”, muitas vezes sem qualquer contexto ou opinião real. Especialmente agora que tivemos alguns lançamentos importantes. Mas sabe o mais curioso? A maioria nem sequer comprou o produto. Recebeu, publicou, e seguiu para outro. Por vezes com algum dinheiro à mistura.
É esse o tipo de recomendação em que devemos confiar?
Isto é curioso, porque no mundo real, cada vez mais consumidores olham para comparativos, para reviews independentes, para feedback de utilizadores reais. Aquilo que realmente conta! Porque entre seguir uma tendência e fazer uma compra inteligente, a escolha devia ser óbvia.
Por isso pergunto-te: quando vês alguém conhecido a mostrar um produto, isso pesa na tua decisão de compra? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
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