Segunda-feira, Julho 14, 2025

Samsung Fold 7 sem S Pen. Porquê? Porque é difícil!

A Samsung já teve alturas de brilhantismo, e outras de desilusão, o que é normal no sempre volátil e complexo mundo da tecnologia. Dito tudo isto, a realidade é que em 2025 parece que temos à nossa frente uma fabricante um pouco mais ambiciosa, capaz de finalmente mostrar aquilo que de facto sabe fazer.

De forma muito resumida, depois de uma geração Galaxy Z 6 que desiludiu, os seus novos dobráveis da geração “7” aparecem com muitas melhorias, que são obviamente pequenas, mas ainda assim, conseguem a proeza de, todas juntas, acabar por fazer a diferença.

No entanto, pelo menos no lado Fold da coisa, continua a existir uma falha que para muitos fãs é inexplicável. Onde está a S-Pen?

Samsung Fold 7 sem S Pen. Porquê? Porque é difícil!

O dobrável Fold é obviamente o aparelho mais interessante e com mais capacidades da gama mobile da Samsung. Afinal de contas, estamos a falar de um smartphone que é capaz de se transformar num tablet, ao mesmo tempo que é também capaz de lhe oferecer um nível de performance muito próximo de um PC a sério.

No entanto, enquanto o S25 Ultra conta com uma pequena caneta dentro da sua frame, o Z Fold 7 continua a não apostar nesse pequeno gadget. Algo estranho, porque segundo o que sabemos, a Samsung anda a tentar implementar a S-Pen dentro de mais aparelhos há vários anos.

Aliás, o Z Fold 7 nem sequer tem suporte à S-Pen, ao contrário de outros Folds. Algo que pode parecer estranho, mas a verdade é que a Samsung tem dado menos importância à S-Pen nos últimos tempos.

Mas… Porquê?

Segundo a própria Samsung, isto não foi um lapso nem uma limitação técnica esquecida à pressa. Foi uma decisão consciente. “Os telefones dobráveis não são fáceis de fazer”, explicou Blake Geiser, responsável de produto da divisão mobile nos EUA. Assim, quando o objetivo é criar algo com apenas 8,9 mm de espessura fechado, algumas escolhas têm de ser feitas.

A remoção da camada necessária para a S Pen permitiu reforçar a estrutura do ecrã, melhorar a resistência à dobra e reduzir ainda mais a espessura de todo o aparelho. Tudo isto enquanto se mantinha um ecrã de 8 polegadas e uma dobradiça com tecnologia em formato gota, mais suave, com titânio e fibra de carbono para reduzir o vinco e aumentar a durabilidade.

Mas há um detalhe curioso: a Samsung diz que ouviu os utilizadores, e que a maioria queria algo mais elegante e simples, em vez de se preocupar com o uso da caneta.

Pode soar a desculpa, mas há alguma verdade nisto. Muita gente comprava o Fold com capa para a S Pen… e depois usava-a meia dúzia de vezes. A aposta da marca é clara: fazer com que o Fold seja o Ultra da próxima geração. Só que, para isso, teve de abdicar daquilo que tornava o Ultra… Ultra.

Agora, se és dos que realmente usavam o S Pen no Fold 4 ou 5, esta decisão pode saber a traição. Mas se estás mais preocupado com o design, peso e ecrã, então este Fold 7 pode muito bem ser o salto que esperavas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também