Já lhe aconteceu olhar para o painel e perceber que os piscas do carro começaram a piscar mais depressa do que o normal? Pode parecer um bug estranho ou uma falha eletrónica, mas a verdade é que isto é uma mensagem clara do seu carro e convém escutar. De facto se acontece isto é um sinal de alerta.
O seu carro está a avisá-lo! Se acontece isto é um sinal de alerta
Neste artigo explicamos o que está por trás deste fenómeno, porque acontece e o que pode (e deve) fazer para o resolver.
O som acelerado do pisca é um aviso. Ignore-o e arrisca-se!
O piscar mais rápido dos indicadores de direção não é uma nova funcionalidade nem uma falha aleatória. Assim trata-se de um sinal de que algo no circuito dos piscas está a funcionar mal. E embora não seja o problema mais grave que pode ter no carro, compromete a sua segurança e a dos outros. Isto para além de ser ilegal circular sem sinais visíveis de mudança de direção.
Normalmente, o culpado é simples: uma lâmpada queimada. Mas também pode ser:
- A instalação de lâmpadas LED sem resistência compatível
- Maus contactos ou fios corroídos
- Um relé avariado, que controla o ritmo do piscar
Como funciona o sistema dos piscas?
O sistema de indicadores de direção é composto por: Uma alavanca (junto ao volante), um relé (que liga e desliga as luzes), as lâmpadas (nos quatro cantos do carro) e claro, a bateria.
Quando ativa o pisca, o relé começa a alternar a corrente para criar o piscar intermitente. Se uma lâmpada falha, a resistência elétrica do circuito muda e o relé responde acelerando o ritmo como se o carro estivesse a gritar: “Algo não está bem!”.
Como resolver: passos simples
Se quer resolver o problema por conta própria, siga este guia rápido:
Verifique as luzes exteriores
Ligue os piscas e veja se todas as lâmpadas acendem. Se alguma estiver apagada, substitua-a por uma com a potência certa (veja no manual).
Usou LEDs? Atenção!
Lâmpadas LED sem resistência compatível alteram o comportamento do circuito. Substitua por modelos homologados ou adicione resistências adequadas.
Verifique cablagens e contactos
Ferrugem, sujidade ou fios soltos também podem causar falhas. Use um spray limpa-contactos e certifique-se de que tudo está bem encaixado.
Substitua o relé
Entretanto se tudo o resto estiver bem, o problema pode estar no relé. Assim procure-o junto à caixa de fusíveis. É um componente barato e fácil de substituir.
O seu carro dá sinais só tem de saber ouvi-los
Os piscas mais rápidos não são um mistério nem um erro de software. São um sistema de alerta inteligente e mecânico, que está lá para o proteger. Ignorar este aviso é pôr em risco a sua segurança e a dos outros.
Se o seu carro piscar mais depressa do que devia, não adie. Um pequeno diagnóstico pode evitar multas… ou acidentes.