Hoje em dia, não basta publicar um vídeo e esperar que fique viral. O conteúdo nas redes sociais é pensado ao milímetro, isto mesmo quando parece espontâneo. Um exemplo perfeito disso é aquele tipo de vídeo que aparece no teu feed e te faz pensar: “Mas porque é que isto aconteceu assim?”
A resposta é simples: porque quem fez o vídeo queria que você ficasse com a dúvida para depois ir aos comentários ler, ou na loucura, fazer com que você escrevesse um comentário.
Até o vídeo viral mais inocente foi feito para o enganar!
Vejamos um vídeo específico que está a circular. Um casal divertido, num campo de futebol, a rematar a uma mini baliza. Tudo parece natural, com truques pelo meio, sorrisos, boa disposição. O rapaz remata, marca um golo… mas o golo não conta. Segue-se o resto do desafio como se nada fosse. Quem está a ver fica logo a coçar a cabeça: “Então mas entrou, porquê que não valeu?”
E é aqui que a magia (ou melhor, a estratégia) acontece! Aquela dúvida plantada de propósito vai fazer com que comentes. E não és o único.
Centenas de pessoas vão encher a caixa de comentários com a mesma pergunta. Cada comentário, cada partilha, cada “isto não faz sentido” é mais alcance para o vídeo. O algoritmo adora este tipo de interação e começa a recomendar o conteúdo a mais pessoas.
Desta forma, o que parecia só uma brincadeira de casal com uma bola, afinal é marketing disfarçado de diversão.
Este tipo de truques são cada vez mais comuns: cortes estranhos, situações “acidentais”, detalhes que parecem erros… tudo pensado para provocar uma reação. Porque no mundo das redes sociais, se ninguém comenta, o vídeo morre. Mas se há controvérsia, confusão ou curiosidade? A coisa explode. Isso é dinheiro!
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!