O Waze é, para muitos condutores, uma aplicação indispensável. A forma como alerta para o trânsito, acidentes ou radares em tempo real graças à participação dos próprios utilizadores tornou-a uma ferramenta poderosa e difícil de substituir. Mas nem todas as novidades agradam a toda a gente. Uma das funcionalidades mais recentes e controversas é a adição de alertas para lombas de velocidade. E embora a ideia até possa parecer útil à primeira vista, a realidade é que tem causado frustração a vários condutores. Mas a nova função polémica do Waze é para continuar.
Waze: a nova função polémica é para continuar e há novidades!
Lombas… em todo o lado
A lógica por trás da funcionalidade é simples: avisar com antecedência quando há uma lomba na estrada. No entanto, nas cidades onde estas lombas abundam o resultado pode ser um bombardeamento constante de notificações.
Sem opção para desativar (para já)
Apesar das queixas, a equipa do Waze revelou que não planeia adicionar uma opção para desativar os alertas de lombas. No entanto está a considerar uma alternativa: calcular rotas que evitem lombas. Trata-se de algo especialmente útil para quem conduz carros desportivos com altura ao solo reduzida.
Esta sugestão surgiu num pedido feito por utilizadores no portal oficial UserVoice do Waze. A equipa técnica respondeu em maio de 2024, indicando que a funcionalidade está agora “em consideração”. Assim poderá vir a integrar o plano de desenvolvimento da app.
E se tratassem as lombas como perigos normais?
Alguns utilizadores sugerem que as lombas deviam ser tratadas como outros perigos na estrada, algo que os próprios condutores possam reportar. Contudo, como são estruturas fixas e raramente removidas, esta abordagem perde sentido. O que está em causa, na verdade, é a frequência dos alertas e a falta de controlo sobre eles.
O Waze costuma fechar o seu plano de atualizações no verão, por isso, é provável que até ao final da época haja novidades sobre esta funcionalidade.
Entretanto, os alertas continuam ativos por padrão, e cabe aos utilizadores decidir se vale a pena manter todos os avisos mesmo que se tornem repetitivos ou optar por silenciar certas notificações para uma condução mais fluida.