O LIDL lançou recentemente uma mala com proteção contra leitura remota de cartões. Trata-se de uma funcionalidade cada vez mais procurada por quem se preocupa com a segurança digital no dia a dia. Mas afinal, como funciona esta proteção e de que protege ao certo a mala anti-roubo do LIDL?
Do que protege a mala anti-roubo do LIDL?
Embora muitos se refiram a estas malas como tendo “proteção RFID”, o termo mais correto é dizer que possuem um revestimento bloqueador de sinais de rádio frequência. Ou seja, esta camada especial impede a leitura de dados armazenados em qualquer tipo de cartão contactless, seja ele:
- Um cartão bancário com NFC
- Um cartão de acesso RFID
- Um passe de transportes
- Um documento com chip (como o passaporte eletrónico)
O importante é perceber que a mala não emite nem lê sinais, apenas impede que sinais externos cheguem aos cartões guardados nos compartimentos protegidos.
Porque é que isto é importante?
Hoje em dia, basta um criminoso com um leitor de proximidade portátil para tentar roubar os dados de um cartão contactless, como os usados em pagamentos ou transportes. E isso pode acontecer sem qualquer contacto físico. Apenas por estarmos perto de alguém, por exemplo num metro cheio ou numa fila de espera.
A mala do LIDL, ao ter proteção contra essas leituras, torna-se uma camada extra de segurança contra este tipo de furto invisível.
Vale a pena comprar?
Sim, principalmente pelo preço acessível com que está a ser vendida. É uma forma simples e eficaz de proteger dados sensíveis, sem necessidade de aplicações, baterias ou complicações técnicas. Além disso, a mala mantém um design moderno e prático, ideal para o uso diário.
Apesar de o termo “proteção RFID” ser frequentemente usado, a verdade é que estas malas bloqueiam tanto RFID como NFC, o que inclui todos os cartões contactless modernos. Portanto, sim esta mala protege o que interessa. Só não espere que ela tenha alguma função “ativa” ou que leia os seus cartões. O trabalho dela é proteger, e fá-lo bem.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!