Como deve imaginar, a próxima consola portátil da Sony continua envolta em mistério. Porém, como é normal nos tempos que correm, os rumores não param de aparecer na Internet.
Aliás, até já temos alguns detalhes técnicos que começam a desenhar um cenário cada vez mais concreto.
PS Portátil com specs de respeito (mas com truques!)
Portanto, segundo uma fuga de informação do reputado leaker KeplerL2, esta consola portátil do ecossistema Sony PlayStation vai apostar forte na eficiência, com upscaling por inteligência artificial, 16 GB de RAM LPDDR5X e truques para compensar a largura de banda reduzida face à PS5 ou PS5 Pro.
Upscaling com IA: o segredo para gráficos “next-gen”?
À imagem das duas atuais consolas PS5, a consola portátil deverá ser alimentada por um novo APU da AMD que, curiosamente, será o único da marca com upscaling por IA num futuro próximo.
Esta funcionalidade será essencial para manter bons visuais sem exigir demasiado do hardware. Algo que faz todo o sentido numa consola portátil. Sim, já passaram 5 anos desde que a PS5 foi lançada, e desde aí, muita coisa mudou. Ainda assim, o problema de uma consola portátil continua a ser o mesmo… Tem de existir um compromisso entre performance e autonomia da bateria.
Existe hardware mais poderoso do que aquele que vai dar vida à consola. Mas… Ter uma consola para jogar 20 minutos nunca seria uma ideia incrível.
Ou seja, o objetivo é claro: oferecer experiências semelhantes à PS5, mas com menos recursos físicos, usando técnicas inteligentes para disfarçar limitações.
RAM rápida… e com cache extra!
Ainda não sabemos se esta consola chega nos próximos meses. Era algo que faria sentido, visto que a Microsoft já anda a apostar nesse campo, e a atual geração não deverá durar até 2028. Aliás, as especificações apontam para uma Sony com aguma pressa. Sendo exatamente por isso que não vai esperar pela RAM LPDDR6. Em vez disso, vai equipar o sistema com 16 GB de LPDDR5X, o que já é mais do que suficiente para jogos exigentes.
Mas aqui entra o verdadeiro truque: a largura de banda será apenas 1/3 da PS5, o que poderia ser um problema sério. Por isso, para compensar, a Sony prepara um esquema de cache extra, com:
- 4 MB de cache L2
- 16 MB de MALL cache (algo que nem a PS5 nem a PS5 Pro têm)
Isto deve ajudar a manter o desempenho fluido sem precisar de largura de banda tão alta. Uma estratégia semelhante à de outras consolas portáteis baseadas em APUs da AMD.
Arquitetura RDNA5 (ou UDNA?)
O APU será baseado numa ramificação da arquitetura RDNA5, partilhada com a futura PlayStation 6. O que reforça a ideia de que a Sony está a apostar num ecossistema sólido e unificado entre a consola de mesa e a portátil.
Conclusão
A nova consola portátil da PlayStation ainda está envolta em segredo, mas se estas informações se confirmarem, a Sony está a preparar um verdadeiro canivete suíço para gaming portátil, com IA, cache a mais e arquitetura de nova geração.
Parece que a guerra das portáteis vai mesmo aquecer.