Domingo, Julho 27, 2025

Vale a pena repetir a centrifugação na máquina de lavar?

Muitas famílias procuram formas práticas de poupar na fatura da luz, e uma das estratégias mais eficazes é reduzir o uso da secadora ou usá-la de forma mais inteligente. Um truque simples que tem vindo a ganhar popularidade é fazer um segundo ciclo de centrifugação na máquina de lavar antes de colocar a roupa na secadora. É algo de que já falámos algumas vezes na Leak. Mas será que isto faz mesmo diferença?

Vale a pena repetir a centrifugação na máquina de lavar?

A função da centrifugação

No final do ciclo de lavagem, a máquina entra num processo de centrifugação para retirar o máximo de água da roupa. Quanto maior a velocidade (medida em rotações por minuto, ou rpm), mais seca fica a roupa. Isto significa que passará menos tempo na secadora.

No entanto, muitos programas de lavagem utilizam velocidades de centrifugação mais baixas para proteger tecidos delicados. É aí que entra o segundo ciclo de centrifugação. Ou seja, ao repetir apenas esta fase, retira-se ainda mais humidade da roupa sem repetir a lavagem completa. Isto poupa tempo, água e energia.

Quanto se poupa na prática?

A secadora é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em casa. Aumentar o tempo de secagem pode ter um impacto significativo na conta da luz. Sobretudo no inverno, quando o estendal é menos viável.

máquina de lavar erros com as toalhas, máquina de lavar como nova

Ao retirar mais água da roupa na máquina de lavar, é possível reduzir o tempo de secagem em 10 a 20 minutos (ou até mais, dependendo do tipo de tecido). Isto pode traduzir-se numa poupança energética considerável ao longo do mês, principalmente para quem lava roupa com frequência.

E a roupa fica mais amarrotada?

É verdade que uma centrifugação extra, especialmente a alta rotação, pode deixar as roupas um pouco mais vincadas. No entanto, este é um problema facilmente resolvido com uma boa dobra ou um leve passar a ferro. Mesmo assim, compensa quando falamos de poupança de energia.

Conclusão

Sim, vale a pena fazer um segundo ciclo de centrifugação. É uma forma simples, eficaz e praticamente sem custo adicional de tornar o processo de secagem mais rápido e económico. Se tiver uma máquina com uma boa capacidade de centrifugação (1200 rpm ou mais), aproveite essa vantagem ao máximo. O ambiente e a sua carteira agradecem!

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também