É cada vez mais comum levar o telemóvel para a casa de banho. Muitos aproveitam esse momento para responder a mensagens, ver redes sociais ou ler as notícias do dia. Mas essa prática aparentemente inofensiva pode estar a ter consequências negativas para a sua saúde. De facto, sabe o que acontece quando está sempre com o telemóvel na sanita?
Isto é o que acontece se está sempre com o telemóvel na sanita
Um novo estudo apresentado recentemente numa conferência médica internacional revelou que utilizar o smartphone na sanita pode aumentar o risco de desenvolver hemorróidas em cerca de 46%. E não é uma questão de idade, peso, dieta ou estilo de vida. O tempo passado sentado na sanita com o telemóvel é o principal fator observado.
Mais tempo sentado, mais risco
O problema não está no dispositivo em si, mas no tempo que ficamos sentados. Com o telemóvel na mão, é fácil perder a noção do tempo. Alguns dos participantes no estudo admitiram ficar mais de 6 minutos por ida à casa de banho, precisamente porque estavam distraídos com o telefone.
Este hábito pode parecer banal. No entanto os especialistas acreditam que permanecer sentado durante longos períodos pode exercer pressão adicional sobre os vasos sanguíneos na região anal, favorecendo o aparecimento de hemorróidas. Estes vasos existem naturalmente e ajudam na evacuação, mas quando ficam inchados ou inflamados, provocam dor, comichão e até sangramento.
O limite ideal?
Muitos médicos recomendam não passar mais de 10 minutos na sanita, enquanto outros são ainda mais rigorosos e apontam para um máximo de 3 minutos. Isto porque o esforço excessivo, a permanência prolongada em posição sentada e o uso frequente da casa de banho são fatores que, combinados, aumentam o risco de problemas nesta zona do corpo.
E embora o hábito de ler na sanita exista há muito — no passado usavam-se até jornais para esse efeito — o smartphone leva a distração a outro nível. É fácil passar de uma notícia para as redes sociais, e daí para os e-mails.