Atualizou o Android? Faça isto agora para evitar problemas!

Atualizar o sistema operativo do seu smartphone Android é sempre uma boa prática. As atualizações trazem melhorias de segurança, novas funcionalidades e, muitas vezes, correções importantes. No entanto, o processo não termina com o simples download e instalação. Assim se atualizou o Android há algumas coisas que deve fazer para evitar problemas.

Atualizou o Android? Faça isto agora para evitar problemas!

Reveja as definições do sistema

Após uma atualização, é comum que algumas definições sejam alteradas ou repostas para os valores padrão. Isto pode afetar a forma como o telemóvel se comporta. Verifique especialmente as definições de dados móveis, alertas de consumo e permissões em segundo plano. Sobretudo se tem um plano de dados limitado.

Além disso, atualizações maiores podem introduzir novas opções de privacidade ou aplicações do sistema. Vale a pena passar pelas definições de privacidade e segurança para confirmar se está tudo conforme as suas preferências.

Atualize as aplicações

O novo sistema pode não ser totalmente compatível com versões antigas das suas apps. Isto pode levar a erros, encerramentos inesperados ou falhas de desempenho. Abra a Play Store, entre em “Gerir apps e dispositivo” e toque em “Atualizar tudo” para garantir que tudo está atualizado e otimizado para a nova versão do Android.

Play Store filtra

Verifique o armazenamento

Uma atualização pode ocupar espaço adicional no armazenamento interno. Se o seu dispositivo estiver perto do limite, pode notar lentidão, falhas em apps ou até problemas em futuras atualizações. Aceda a Definições > Armazenamento para ver quanto espaço tem disponível. Se for necessário, limpe a cache das aplicações, esvazie pastas de transferências e remova ficheiros offline que já não use.

Limpe a partição da cache

Após a atualização, podem ficar ficheiros temporários que afetam o desempenho do sistema. Limpar a partição de cache pode ajudar a resolver problemas como aquecimento excessivo, consumo de bateria ou lentidão. Este processo é seguro e não apaga os seus dados pessoais, mas requer acesso ao modo de recuperação do Android.

Faça um restauro de fábrica (se necessário)

Se, depois de todos estes passos, o telemóvel continuar com falhas ou comportamentos estranhos, um restauro de fábrica pode resolver. Esta ação apaga todos os dados, por isso deve fazer um backup antes. Após o reset, o telemóvel voltará ao estado inicial, mas com a versão mais recente do Android.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...