Sabia que o sono prepara o cérebro para guardar memórias?

O cérebro humano não se limita a armazenar memórias passadas. Ele precisa, todos os dias, de estar pronto para registar novas experiências. Isto mesmo enquanto continua a processar as antigas. E, segundo um novo estudo realizado no Japão, o sono tem um papel fundamental nos dois processos: consolidar memórias passadas e preparar o cérebro para criar novas.

Sabia que o sono prepara o cérebro para guardar memórias?

Durante muito tempo, acreditou-se que o sono servia apenas para reforçar e organizar memórias já adquiridas. Mas esta nova investigação mostra que, enquanto dormimos, o cérebro também se prepara para aprender coisas novas.

A investigação realizou-se com ratos. Assim envolveu o uso de um sistema de imagem que permitiu observar a atividade de diferentes tipos de neurónios — os chamados “neurónios engrama”, que armazenam memórias, e um novo grupo, designado de “neurónios pré-engrama”.

Os cientistas conseguiram acompanhar a atividade cerebral antes, durante e depois de os ratos viverem experiências memoráveis. Como esperado, os neurónios engrama reativaram-se durante o sono após a aprendizagem, o que já se sabia estar ligado à consolidação da memória.

cérebro guardar memórias, cérebro envelhecimento, sono cérebro

O mais interessante, no entanto, foi a descoberta dos neurónios pré-engrama. Durante o sono, estes neurónios começaram a sincronizar-se com os neurónios engrama existentes, preparando-se para armazenar futuras memórias. Mais tarde, foram mesmo usados pelo cérebro para registar novas experiências.

Segundo Kaoru Inokuchi, professor de bioquímica na Universidade de Toyama e coautor do estudo, esta ligação entre neurónios antigos e futuros pode ser essencial para a organização das memórias. Para aprofundar esta hipótese, a equipa criou um modelo de rede neuronal, que mostrou que processos como a depressão e a regulação sináptica — mecanismos que ocorrem naturalmente durante o sono — são fundamentais para estruturar estes neurónios em espera.

As conclusões apontam para uma ideia poderosa: a qualidade do sono entre eventos de aprendizagem pode determinar não só o que conseguimos lembrar, mas também como iremos aprender a seguir.

Este estudo poderá ter impacto no futuro da educação, do tratamento de distúrbios da memória e da optimização do desempenho cognitivo.

Acima de tudo, reforça uma mensagem essencial: dormir não é apenas descansar — é preparar o cérebro para crescer.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...