Sábado, Setembro 20, 2025

Ruído nos pneus: o detalhe que influencia o som do seu carro

Se já se sentiu incomodado pelo barulho dos pneus do seu carro durante a condução, não está sozinho. O ruído nos pneus pode ter várias causas, mas a principal está na própria construção do pneu, especialmente no desenho do piso (ou rasto). Cada pneu é concebido para funcionar em diferentes tipos de superfície, o que explica porque existem tantos modelos para finalidades distintas.

Ruído nos pneus: o detalhe que influencia o som do seu carro

O desenho do piso é essencial não só para a tração e durabilidade dos pneus, mas também para o nível de ruído que produzem. Por exemplo, pneus todo-o-terreno, com blocos maiores e mais espaçados, fazem muito mais barulho do que pneus de estrada, cujos padrões são mais fechados e compactos, ideais para pisos lisos.

Como o desenho do piso influencia o ruído

O padrão do piso de um pneu é composto por blocos e ranhuras, cuja dimensão, espaçamento e disposição afetam diretamente o som produzido. Um dos fatores-chave é o chamado pitch — a repetição dos blocos à volta da circunferência do pneu.

sistemas de monitorização dos pneus, sabe o que significam os pelos nos pneus e porque estão lá?

Blocos grandes e com menos repetição reduzem o ruído, porque deixam menos espaço para bolsas de ar, que são as principais responsáveis pelo som. No entanto, se o pitch for sempre igual, pode criar um som repetitivo constante, semelhante a um zumbido, que se torna incomodativo.

O que fazem os engenheiros para reduzir o ruído dos pneus?

Para diminuir o ruído, os fabricantes recorrem a desenhos multi-pitch, variando o tamanho, formato e posicionamento dos blocos do piso. Esta distribuição desigual cria um padrão de som mais disperso, semelhante a um ruído branco, que é menos notório durante a condução.

Outra técnica é alinhar as ranhuras laterais com os blocos adjacentes, para evitar a formação de bolsas de ar entre eles. Graças aos avanços na tecnologia de fabrico, os engenheiros conseguem agora ajustar milimetricamente todos estes elementos para desenvolver pneus mais silenciosos.

Ainda assim, conceber um pneu é sempre um compromisso entre desempenho e conforto sonoro. Pneus todo-o-terreno, por exemplo, precisam de blocos grandes para melhor aderência fora de estrada, mas isso gera mais ruído. Pneus de inverno, com blocos menores e mais pitch, oferecem melhor tração em pisos escorregadios, mas também são mais ruidosos.

Não existe o pneu perfeito. O ideal é escolher um modelo que equilibre as tuas necessidades de condução com o nível de conforto desejado — incluindo o silêncio.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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