Com motores de busca como o Google, bastam algumas palavras-chave para encontrar o que procura. Mas com chatbots de inteligência artificial como o ChatGPT, Copilot ou Gemini, é preciso muito mais contexto — e escrever tudo pode tornar-se exaustivo e como tal a melhor opção é falar.
Falar com o ChatGPT é melhor do que escrever. Sabe porquê?
A IA precisa de contexto, e muito
Se já usou ferramentas como o ChatGPT de forma intensiva, seja no trabalho ou no dia a dia, já percebeu que quanto mais informação der, melhores serão as respostas. A IA generativa tem acesso a uma vasta base de conhecimento, mas a qualidade da resposta depende do que lhe fornecer.
Por exemplo, um pedido vago gera uma resposta genérica. Mas se explicar a situação, as suas intenções e algumas especificidades, vais obter uma resposta mais relevante, adaptada às suas necessidades.
Isto contrasta com os motores de busca tradicionais, onde pesquisas demasiado longas e complexas normalmente devolvem resultados fracos ou irrelevantes.
Escrever tudo é cansativo
Mesmo para quem escreve depressa passar o dia a redigir prompts longos é desgastante. Ao fim de algum tempo, torna-se repetitivo e consome energia que poderia usar para pensar criativamente, colaborar com colegas ou avançar no seu projeto.
Claro que pode manter uma lista de prompts favoritos copiados no bloco de notas ou na área de transferência, mas… e se não fosse preciso escrever nada?
Pegue no microfone e começa a falar
Se quer aumentar a sua produtividade com IA, o truque é falar com ela como se estivesse a conversar com um colega. Muitos chatbots já oferecem modo de voz, onde pode falar diretamente e até ouvir as respostas (como no modo voz do ChatGPT).
Com um bom microfone podes transformar os seus pedidos à IA numa conversa real.
Não se preocupe com frases mal estruturadas, muletas verbais (“hum”, “bem”, “tipo”) ou até pensamentos desorganizados. Os modelos de IA estão treinados para interpretar e filtrar tudo isso. Muitas vezes, conseguem perceber melhor do que um humano.
Em vez de escrever parágrafos e perder tempo a afinar a mensagem, fale livremente com o chatbot. Dê-lhe o máximo de contexto possível, peça sugestões, e pergunte até que tipo de informação extra seria útil para responder melhor.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


                                    