Placas RTX 50 com preços “normais”? Esqueça isso!

Como deve saber, as placas gráficas RTX 50 da NVIDIA já estão no mercado há vários meses, o que por sua vez deveria significar stocks saudáveis, e como tal, baixas de preço. Mas… Nada disso!

Mesmo passado tanto tempo, esta nova geração continua muito acima do preço recomendado, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Como é normal, em Portugal, a situação é ainda pior, porque mesmo fazendo a conversão direta, acabamos sempre a pagar mais em euros do que aquilo que os americanos pagam em dólares.

Placas Gráficas – Estamos (quase sempre) a falar de preços completamente fora da realidade!

rtx 5060 e 5060 ti são oficiais! já viu os preços?

Se olharmos para os dados da Computerbase, que acompanhou os preços entre as semanas 13 e 17 deste ano, vemos pequenas descidas no preço médio das RTX 50, mas nada que realmente faça diferença.

Ou seja, a RTX 5090, a placa topo de gama da NVIDIA, continua com um preço médio acima dos três mil euros em vários mercados europeus. Isto dá cerca de 3383 dólares já com IVA, ou 2819 dólares sem IVA, o que representa uma diferença gigantesca face ao preço recomendado original de 1999 dólares. Em Portugal, como sempre, os preços são quase sempre superiores a estes.

Para ter noção, a RTX 5080 desceu apenas quarenta euros, mantendo-se nos 1389 euros, quando o preço recomendado era de 1189 euros. Já a RTX 5070 Ti, que devia ser uma opção mais acessível. É uma placa que continua nos 950 euros, apenas cinquenta e cinco euros abaixo do valor registado semanas antes. Quanto à RTX 5070, ainda está trinta e cinco euros acima do preço inicial.

Ou seja, apesar de já terem passado vários meses desde o lançamento, os preços continuam descontrolados.

A verdade é que, apesar do facto de a NVIDIA não ter revolucionado o mercado, e de a AMD até ter ofertas muito interessantes na atual geração… A procura continua alta para o stock existente. Um stock que, fica a sensação (pelos rumores nos corredores da indústria) reduzido de forma propositada, para criar este mesmo efeito no mercado global.

A pergunta impõe-se! Até quando vamos continuar a pagar estes valores absurdos, especialmente num mercado como o português, onde não só ganhamos menos, como ainda por cima pagamos mais do que os outros? Será que vale a pena investir numa destas placas gráficas agora?

Como sempre, a bola está sempre no lado do consumidor. Se os produtos chegam caros, mas mesmo assim voam das prateleiras… Quem é que está de facto mal? A empresa, ou o consumidor? Antes de mais nada, partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque