O fim do cartão SIM pode começar em 2025. A culpa é do iPhone!

Ainda sou do tempo em que o cartão SIM que dá vida aos dados móveis do nosso smartphone tinha o mesmíssimo tamanho de um cartão de crédito. Ou seja, ao longo dos anos, este pequeno componente essencial de qualquer telemóvel já teve uma evolução incrível. Porém, é 100% certo que um dia vai desaparecer por completo.

Ou seja, vai existir um dia em que não vai ser necessário andar a trocar de cartão, quando troca de telemóvel. Tudo graças ao eSIM, uma tecnologia já existente no mercado, e que pelos vistos vai ganhar toda uma nova importância nos próximos tempos.

iPhone 17 Air: o primeiro sem cartão SIM físico no mundo?

iphone 17: o design é este! acha que vai ter sucesso?

Portanto, caso ainda não tenha percebido, o iPhone 17 Air pode muito bem vir a ser o primeiro smartphone do mundo a chegar ao mercado global sem suporte a cartões SIM físicos. Sim, leu bem.

Depois de anos a testar águas nos EUA com versões apenas eSIM, a Apple parece pronta para dar o salto definitivo a nível mundial.

Porquê?

Porque a Apple precisa do espaço que o cartão SIM ocupa.

Curiosamente, este é um detalhe que tem vindo a passar despercebido no meio de todos os leaks e rumores sobre a nova geração de iPhones. Mas, se for verdade, é uma mudança histórica. Afinal, estamos a falar do abandono completo do tradicional cartão SIM físico, em favor de uma solução totalmente digital.

O que é o eSIM e porque importa?

O eSIM (embedded SIM) é um chip embutido no dispositivo que pode ser programado remotamente com os dados da operadora. Ou seja, não há necessidade de inserir ou trocar cartões físicos. Isto permite mudar de número, plano ou operadora diretamente no software, sem mexer em nada físico.

Aliás, os modelos mais recentes do iPhone já permitem transformar o seu cartão SIM físico em um eSIM se porventura quiser.

O que significa isto para o utilizador?

Para começar, significa menos problemas logísticos: nada de cartões perdidos, nada de precisar de ir à loja buscar um novo, nada de agulhas para abrir a gaveta do cartão SIM.

Mas mais importante que isso, abre caminho para designs ainda mais finos e leves, e na verdade, com maior resistência a água e pó.

Porém… Há problemas!

  • Nem todas as operadoras em todos os países suportam eSIM.
  • Quem está habituado a usar dois cartões (dual SIM físico) pode sentir-se limitado se não houver compatibilidade com múltiplos eSIM.

A Apple volta a puxar pelo mercado?

Como sempre, apesar de ser sempre acusada de ter pouca vontade de inovar, por vezes lá temos estas “mexidas” mais radicas que fazem o mercado andar para a frente. Já vimos isto com a remoção da entrada de 3.5mm, aposta no Face ID, e claro, a grande aposta nos AirPods que acabou por revolucionar o mundo do áudio sem fios.

Está preparado para um iPhone sem cartão SIM? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque