Black Start: O “dar à chave” à rede elétrica… as renováveis não ajudam

Pois bem, com o apagão desta segunda-feira ainda fresco na memória, vale a pena perceber como se reativa uma rede elétrica depois de um colapso massivo como este. Há um termo técnico para isso: chama-se Black Start.

Sim, como deve imaginar, quando tudo vai abaixo, não é só carregar num botão e esperar que volte a luz. É muito mais complexo, e é exatamente por isso que estivemos mais ou menos 10 horas sem luz. Aliás, em Espanha, ainda há pessoas sem luz.

Black Start: O “dar à chave” à rede elétrica… as renováveis não ajudam

painel solar

Portanto, num cenário de falha total, como aconteceu em Portugal e Espanha, a rede precisa de ser reiniciada a partir do zero. Ou seja, são necessárias centrais elétricas que consigam arrancar sozinhas, sem depender de energia externa para ativar turbinas, inversores ou sistemas de controlo.

Estas centrais não incluem as energias renováveis que tanto dão que falar, como é o exemplo dos painéis solares e moinhos eólicos. Aliás, estas fontes de energia estiveram paradas durante todo o dia de ontem. Porque, sem rede elétrica, não há como aproveitar o sol e o vento para criar energia. Apenas as barragens têm uma palavra a dizer neste campo.

Ou seja, são as centrais que normalmente funcionam a gás natural, hidroelétrica ou até a diesel. Estas são as únicas capazes de dar o chamado “pontapé de saída”.

A ironia?

Grande parte das fontes de energia que usamos no dia a dia, como os painéis solares e as turbinas eólicas, não conseguem ajudar num Black Start.

Porquê? Porque dependem de inversores sincronizados com a rede elétrica existente para poderem injetar energia. Se a rede estiver em baixo, esses sistemas não sabem o que fazer.

Sem frequência de referência, sem tensão, sem nada… não há produção. Por exemplo, ontem fui ao ginásio mais cedo porque este está equipado com dezenas de painéis solares, e como tal, além de estar a funcionar normalmente, deveria ter água quente para um belo banho. Mas não… Não havia luz! Os painéis não estavam a servir para muito mais do que telhas.

Isto não retira valor às energias renováveis!

Claro que as renováveis são essenciais e têm um papel cada vez mais importante no mix energético. Mas este apagão veio lembrar que não podemos depender apenas delas, pelo menos enquanto a tecnologia de suporte (como baterias, redes inteligentes e inversores com capacidade de Black Start) não estiver mais evoluída.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...