Google está a pagar (e bem) para meter o Gemini nos Samsung!

Em um esforço que peca por tardio, visto que da mesma forma que o Google ainda se confunde com uma pesquisa online, a IA também já se confunde com o ChatGPT nos dias que correm, a gigante Google quer mesmo transformar o seu motor Gemini numa autêntica estrela dentro do ecossistema Android.

Aliás, a tal ponto, que até está a abrir os cordões à bolsa como nunca antes visto para garantir que a sua inteligência artificial vem pré-instalada nos equipamentos da Samsung. Será uma boa ideia?

Gemini no Galaxy: não é magia, é dinheiro!

comprar o Galaxy S25, samsung galaxy s25: já são oficiais! saiba tudo aqui.

Ao que parece, o Gemini, o assistente AI da Google, chega de fábrica nos Galaxy S25 e restantes modelos topo de gama de 2025 da Samsung, porque a gigante Sul-Coreana é paga para isso.

Ou seja, esta é uma das grandes armas de arremesso da Samsung. Mas não pense que é por mérito próprio.

Segundo o próprio vice-presidente da Google, Peter Fitzgerald, a empresa está a pagar mensalmente à Samsung para garantir que o Gemini aparece logo na primeira utilização. Sim, leu bem. Mensalmente.

É um acordo que vai durar pelo menos dois anos e que inclui, para além do pagamento por cada aparelho vendido, uma parte das subscrições pagas que o Gemini venha a gerar e também uma fatia das receitas de publicidade futuras. Sim, a Samsung está a ganhar à comissão.

Publicidade… no assistente virtual?

Por enquanto, o motor de IA não mostra anúncios. Mas não se entusiasme. A Google já admitiu que é uma questão de tempo até isso mudar. O IA é caro e tem de ser monetizado. É um investimento!

Não é ainda certo que os anúncios sejam o caminho. Mas… Estamos a falar da Google. É muito provável que sejam.

Tudo isto em plena crise…

Curiosamente, este mega acordo aparece aos olhos do público ao mesmo tempo que a Google enfrenta uma tempestade nos tribunais dos EUA por práticas monopolistas.

Aliás, até já foi considerada culpada, e agora o Departamento de Justiça está a decidir qual será o castigo. Entre as hipóteses está forçar a Google a vender o Chrome, abrir os dados de pesquisa ou até proibir acordos como este, com a Samsung ou outras fabricantes de smartphones.

Ainda assim… É muito interessante!

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque