É verdade que o Google Gemini é um projeto em desenvolvimento e ainda não está acabado. No entanto a verdade é que o gigante dos motores de busca pressionou os utilizadores Android a trocar o Assistente Google pelo Gemini. No entanto com o sistema anterior as coisas eram mais fáceis. É que com o Gemini era necessário desbloquear-se o telemóvel para executar quaisquer acções. Mais de um ano depois, o Gemini melhorou significativamente, graças a várias extensões que aumentaram as suas capacidades. Agora, a Google está a resolver outra grande limitação do Gemini no Android, disponibilizando as suas extensões no ecrã de bloqueio. Assim já consegue responder à maioria dos comandos, mesmo quando o seu telefone está bloqueado.
O Gemini no Android está agora ainda melhor
Um Community Manager da equipa das Gemini Apps anunciou na semana passada que as extensões Gemini passam a funcionar diretamente a partir do ecrã de bloqueio do seu telemóvel.
Se já utilizou o Assistente Google no passado, a capacidade de invocar e utilizar as extensões Gemini a partir do ecrã de bloqueio já deve estar activada no seu telemóvel. Caso contrário, vá às definições do Gemini na aplicação Google, Gemini no ecrã de bloqueio e active a opção “Utilizar o Gemini sem desbloquear”.
Uma vez ativado, invoque o assistente de IA no ecrã de bloqueio do telefone e peça-lhe para executar qualquer ação ou pergunta que normalmente faria. A Google refere que algumas funções exigem que desbloqueie o telemóvel. Isto para que esteja seguro. São exemplo disto acedere às suas informações pessoais a partir do calendário ou controlar dispositivos de segurança, como portões e câmaras. Nesses casos, o Gemini pedir-lhe-á que desbloqueie o telefone primeiro.
Outras coisas permitem um acesso mais facilitado. Por exemplo, desde janeiro que pode fazer chamadas e enviar mensagens utilizando a extensão Telefone sem desbloquear o smartphone. O chatbot alimentado por IA também já podia responder a perguntas gerais a partir do ecrã de bloqueio, embora tivesse de desbloquear o telefone para continuar a conversa.
A Google continua a melhorar o seu sistema de inteligência artificial
A capacidade de invocar e utilizar o Gemini a partir do ecrã de bloqueio para quase todas as consultas pode parecer uma pequena atualização, mas melhora significativamente a utilização do assistente.
Além disso, a Google continua a aperfeiçoar o Gemini, integrando-o ainda mais nas suas aplicações e serviços para uma experiência mais perfeita. Recentemente, lançou a extensão Google Home Gemini ao público, permitindo-lhe utilizar comandos de linguagem natural para controlar os seus dispositivos domésticos inteligentes. A empresa também foi vista a trabalhar num novo mosaico “Pergunte sobre o local” no Gemini para o Google Maps.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!