Bridgestone: inteligência artificial vai ajudar a criar pneus

A inteligência artificial está por todo o lado e agora chegou aos pneus. Assim, a Bridgestone quer aproveitar esta tecnologia para melhorar as suas tecnologias e como tal investiu num novo simulador de última geração que vai contribuir e muito para o desenvolvimento de pneus.

A Inteligência Artificial também pode ajudar no desenvolvimento de pneus

Na prática este novo sistema permite aos engenheiros da empresa reproduzir virtualmente o comportamento dos pneus. Também a interação com o veículo e a resposta em diversas condições. Tudo isto combinado com a contribuição de pilotos de testes especializados.

A grande vantagem da utilização da inteligência artificial é que todos os dados são analisados mais rapidamente. Assim isto permite por outro a investigação e o desenvolvimento de novas opções de design. Tudo numa fração do tempo que seria necessária em condições normais.

sabe o que significam os pelos nos pneus e porque estão lá?

Mas há outras coisas importantes que resultam do investimento neste novo simulador. É que como a inteligência artificial dá uma ajuda no campo da experimentação pode-se reduzir o volume de pneus fabricados e de testes físicos de pneus.

Quando estará operacional

Este simulador deverá estar totalmente operacional até ao final de 2025.

Bom para o ambiente

A simulação DiL no local ajudará a acelerar a jornada de sustentabilidade da empresa. Ao reduzir o volume de pneus fabricados e de testes físicos de pneus, a Bridgestone prevê que se poupam até 12 mil pneus experimentais a cada ano graças a este investimento, resultando numa redução significativa das emissões de CO2. A tecnologia da empresa já leva a uma redução de até 60% no consumo de matérias-primas e nas emissões de CO2 na fase de desenvolvimento de pneus OE. Para pneus de substituição, a poupança é de pelo menos 25%.

Mais novidades a caminho

Até aqui este simulador é essencialmente utilizado pela Bridgestone para avaliar o comportamento em piso seco. No entanto a empresa está a trabalhar para expandir as áreas de desempenho dos pneus que pode avaliar. Também os segmentos de mercado aos quais se pode aplicar. 

Entretanto este é um bom exemplo das potencialidades da inteligência artificial. Numa altura em que existem tantas preocupações e sobretudo críticas a estes sistemas, quase num medo latente em que tudo acabe como no filme, Exterminador Implacável, a verdade é que bem aplicadas estas tecnologias podem ser muito úteis e fazer a diferença no que diz respeito ao tempo de desenvolvimento.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque