Comer isto todos os dias reduz o risco de demência!

A demência está a revelar-se muito difícil de tratar com medicamentos. No entanto, talvez haja ingredientes secretos que estimulam o cérebro já escondidos nas nossas dietas. Um estudo realizado com mais de 50.000 participantes descobriu que as pessoas que comem uma mão cheia de frutos secos todos os dias podem estar a reduzir o risco de demência!

Em comparação com as pessoas com mais de 60 anos que não comem frutos secos, as que declararam consumir até 30 gramas de frutos secos por dia apresentaram um risco 16% inferior de desenvolver demência nos anos seguintes.

Parece uma boa notícia, mas há algumas ressalvas

Estes resultados só foram encontrados em pessoas que não são consideradas obesas. Também nas que dormem uma quantidade normal de sono e que não fumam tabaco ou bebem álcool diariamente

Não é a primeira vez que os frutos secos se associam à saúde do cérebro. Os frutos secos são alimentos densos em energia, ricos em nutrientes e compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.

demência

Por conseguinte, os cientistas colocaram a hipótese de as propriedades dos frutos secos poderem ter benefícios para a saúde do cérebro. Para além disso alguns estudos epidemiológicos sugerem certamente que poderá ser esse o caso.

Num ensaio controlado e aleatório de 12 semanas, os investigadores descobriram que uma mão cheia de amendoins por dia melhorava a memória a curto prazo e a fluência verbal em adultos saudáveis de meia-idade com excesso de peso.

Entretanto há outros fatores a ter em conta

Novos dados sugerem que 40% dos casos de demência podem ser evitados ou mesmo retardados através da modificação de determinados factores de risco relacionados com o estilo de vida, como o tabagismo, o consumo de álcool, a prática de exercício físico ou o isolamento social.

A dieta parece ser um fator crucial. No passado, várias revisões sistemáticas concluíram que as dietas saudáveis, como a dieta mediterrânica, estão associadas a um risco reduzido de demência. Entretanto, a dieta ocidental, rica em gorduras saturadas, açúcar e sal, parece ser um fator de risco para a demência.

Outras investigações revelaram que o azeite pode reduzir especificamente o risco de morte relacionada com a demência em 28%.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque