Não é só a DIGI! Há outros operadores a fazer isto na fibra!

Todos os argumentos são válidos na altura de tentar impedir alguém de mudar de operador. No entanto, a verdade é que há uns argumentos mais fortes do que outros. No caso da DIGI tem havido alertas acerca da mudança para a fibra devido a algo chamado Carrier Grade NAT (CGN) que é basicamente um método que os fornecedores de serviços Internet (ISP) utilizam para conservar endereços IP. Ou seja, um endereço é partilhado por várias pessoas. A questão é que os outros operadores também o fazem em alguns cenários.

Esta não é uma questão grave mas apenas um caso de gestão dos recursos por parte dos operadores. Faz lembrar um pouco a questão das matrículas dos automóveis. No formato tradicional não haveria matrículas para todos. Assim foi necessário arranjar variantes. É mais ou menos o que se passa aqui. O único problema é que de facto pode arranjar alguns problemas.

O que é o CG-NAT e como é que afeta a ligação na fibra da DIGI e dos outros operadores?

O Carrier Grade NAT (CGN) é basicamente um método que os fornecedores de serviços Internet (ISP) utilizam para conservar endereços IP. Simplesmente não existem endereços IPv4 possíveis suficientes para atribuir um endereço IP público a cada dispositivo. Ou seja, para o router, computador, smartphone, XBox, PS4/5, etc.

Por isso, os ISP utilizam a CGN para permitir que muitos dispositivos partilhem um endereço IP público. Essencialmente, muitos ISPs criam a sua própria rede e atribuem ao seu dispositivo um IP dentro dessa rede. Depois, encaminham todo o seu tráfego através de outro IP que partilha com outros clientes do ISP.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Ou seja, o ISP está a agir como um router gigante, o que acrescenta outra camada de NAT à sua ligação.

Infelizmente, isto pode causar problemas de conetividade por uma série de razões, especialmente com jogos.

Que operadores também utilizam?

Na realidade todos podem utilizar, alguns no serviço móvel e outros no serviço fibra em determinadas condições. Uma análise aos fóruns dos operadores revela isto mesmo.

No fórum da NOS, por exemplo, podemos ler que a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de Internet fixa residenciais.

não é só a digi. há outros operadores a fazer isto na fibra!

O mesmo se passa no fórum da MEO.

não é só a digi. há outros operadores a fazer isto na fibra!

E também na Vodafone.

não é só a digi. há outros operadores a fazer isto na fibra!

Ou seja, em determinadas condições isto é algo transversal a todos os operadores e não é só a DIGI na fibra. Daí que o argumento do problema nos jogos ou em algumas comunicações possa ser transversal a todos.

Como verificar se está numa ligação CG-NAT

A primeira coisa de que precisa é o seu endereço IP público. Para isso pode visitar este site e aponte o endereço que surge em IPv4.

Como referi escreva este número ou copie-o, pois irá precisar dele mais tarde.

Agora terá de executar o Trace Route

A próxima parte é executar o Trace Route no seu endereço IP público. Isto é um pouco mais complicado, mas ainda assim muito fácil.

Este passo-a-passo aplica-se apenas a máquinas Windows.

Vá à pesquisa do Windows, escreva “cmd” e selecione a opção “Executar como administrador”;

não é só a digi! há outros operadores a fazer isto na fibra

Se aparecer uma janela de diálogo, selecione “Sim”;

Na janela que se abre escreva “tracert endereço IP”, substituindo o texto “endereço IP” pelo endereço que anotou anteriormente e prima a “tecla enter”;

Aguarde que o processo termine e regresse à linha de comandos.

Deverá agora ver um conjunto de linhas numeradas, cada uma com um tempo de resposta em ms e um endereço IP.

Como interpretar os resultados

Os resultados mostrados pela execução do Trace Route no seu próprio IP público não são 100% definitivos, são interpretativos.

Dito isto, eles indicam fortemente se o seu ISP está ou não a usar CGN. Se tiver uma única linha devolvida o seu ISP definitivamente NÃO está a usar CGN.

Se tiver várias linhas devolvidas o seu ISP pode estar a usar CGN. Quanto mais linhas forem devolvidas, mais provável é que o seu ISP esteja a usar CGN.

A ressalva a isto é se tiver uma configuração de vários routers em casa o que é pouco provável. Por exemplo, se tiver um dispositivo combinado de router-modem fornecido pelo seu ISP, mas ligou o seu próprio router a ele e depois ligou os seus dispositivos através desse segundo router; os seus resultados mostrarão provavelmente pelo menos 2 linhas, mesmo que o seu ISP não esteja a utilizar o CG-NAT.

O CG-NAT pode afetar os jogos?

O CGNAT pode afetar os jogos porque pode introduzir latência. Quando está a jogar, está a enviar pacotes de dados para trás e para a frente entre o seu computador e o servidor de jogos.

Com o CGNAT, estes pacotes têm de passar por um passo extra para serem encaminhados corretamente, o que pode acrescentar algum atraso. Além disso, o CGNAT pode causar jitter porque pode fazer com que os pacotes sejam descartados ou entregues fora de ordem. Isto pode levar a uma experiência de jogo insatisfatória.

windows 11 mais rápido nos jogos sem gastar dinheiro!

Há algumas coisas que pode fazer para ajudar a mitigar os efeitos do CGNAT nos seus jogos. Deve certificar-se de que tem uma boa ligação à Internet e que o seu router está configurado corretamente. Além disso, pode tentar utilizar uma VPN (Rede Privada Virtual) para se ligar ao servidor de jogos, contornando a necessidade do CGNAT.

Para além disso podem surgir problemas com aplicações específicas da Internet. Estes problemas incluem:

  • Dificuldade em ligar-se a determinados sites.
  • Desempenho lento quando utiliza aplicações específicas.
  • Não conseguir utilizar determinadas funcionalidades de alguns sites.

Se estiver a ter problemas com a sua ligação à Internet, é essencial contactar o seu ISP. Eles poderão ajudá-lo a resolver o problema e determinar se o CGNAT é a causa.

Entretanto o redditor fez uma publicação onde aponta também algumas alternativas que pode utilizar.

Vai aderir à fibra da DIGI? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Lembras-te de andar com o rádio do carro na mão para não roubarem?

Só de pensar nisso dá logo aquele flashback: anos...

Os mini desumidificadores do Aldi são um achado… ou um trambolho?

Os mini desumidificadores como o do Aldi são exatamente...