Como estamos fartos de dizer, a DIGI estĂĄ prestes a chegar ao mercado Nacional, com uma data prevista de lançamento marcada algures para meados do prĂłximo mĂȘs de novembro.
Por isso, atĂ© ao final deste mĂȘs, ou mais tardar inĂcio do prĂłximo, vamos finalmente ficar a conhecer aquilo que a nova operadora Portuguesa tem para oferecer em termos de serviço, cobertura, e claro… Preço.
Ă exatamente por isso que as trĂȘs operadoras Nacionais jĂĄ começaram tambĂ©m a implementar o seu plano de ataque, ou melhor, neste caso mais especĂfico, de defesa.
DIGI: Quer mudar? Saiba como terminar o seu atual contrato.
Portanto, mesmo que não esteja interessado em mudar para a DIGI, a realidade é que o mundo das telecomunicaçÔes vai mudar em Portugal, com todas as operadoras a renovarem o seu leque de ofertas, isto, claro, com preços bastante mais em conta.
A concorrĂȘncia Ă© saudĂĄvel, e a DIGI Ă© exatamente isso, concorrĂȘncia pura e dura para o hĂĄ muito estagnado mercado PortuguĂȘs.
Mas, mudar de operadora nĂŁo depende apenas de uma mensagem, e-mail, etc… Existem coisas que vocĂȘ tem de fazer, e claro, certas situaçÔes que tĂȘm de estar asseguradas. Ou seja, se estĂĄ preso a uma fidelização a uma das atuais operadoras (MEO, NOS ou Vodafone), nĂŁo Ă© possĂvel mudar de operadora sem razĂ”es muito fortes, ou no mĂnimo, o pagamento para o libertar da “prisĂŁo” que Ă© a fidelização.
O que fazer?
As fidelizaçÔes são quase sempre cumpridas em Portugal, com um prazo padrão de 24 meses após uma qualquer alteração do contrato.
Mas, caso nĂŁo saiba, existiram alteraçÔes Ă lei que permitem “fugir” um pouco a esta regra. Ou seja, se encontrar um serviço superior ao seu, seja em performance ou preço, Ă© realmente possĂvel terminar o contrato mais cedo. PorĂ©m, existe um preço associado a esta “escapatĂłria”.
- Nota: Tem de fazer contas para perceber se vale a pena! Como? Leia mais em baixo.
Antes de mais nada, vale a pena relembrar que tem o direito a desistir nos primeiros 14 dias. AlĂ©m deste prazo legal, mesmo que exista um perĂodo de fidelização associado ao seu contrato atual, e que claro, o serviço funcione sem problemas, nĂŁo Ă© preciso esperar para cancelar o contrato.
O que Ă© preciso pagar?
Os encargos que lhe compete devem ser proporcionais às vantagens que obteve e não podem ultrapassar os custos que os operadores tiveram com a instalação.
Por custos das operadoras, estamos a falar da box, telefone, custos de ativação/instalação, e respetivas promoçÔes. A Deco Proteste esclarece a situação, graças à Lei das ComunicaçÔes Eletrónicas. O custo depende nas mensalidades a pagar até final do contrato, com o operador a ter de cobrar o menor dos valores.
Para o consumidor sĂŁo cĂĄlculos praticamente impossĂveis de fazer. Nesse sentido, a plataforma de cessação de contratos de telecomunicaçÔes vem simplificar bastante a tarefa – Link aqui.
Vale ainda a pena salientar que o perĂodo remanescente para o final da fidelização deve constar na fatura.
AlĂ©m do pagamento mencionado em cima, Ă© tambĂ©m possĂvel terminar o contrato caso a operadora nĂŁo asseguro o serviço contratado, se existir um caso de emigração do titular, desemprego por motivo fora da sua responsabilidade, incapacidade de trabalhar.
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