DIGI: Quer mudar? Saiba como terminar o seu atual contrato!

Como estamos fartos de dizer, a DIGI estĂĄ prestes a chegar ao mercado Nacional, com uma data prevista de lançamento marcada algures para meados do prĂłximo mĂȘs de novembro.

Por isso, atĂ© ao final deste mĂȘs, ou mais tardar inĂ­cio do prĂłximo, vamos finalmente ficar a conhecer aquilo que a nova operadora Portuguesa tem para oferecer em termos de serviço, cobertura, e claro… Preço.

É exatamente por isso que as trĂȘs operadoras Nacionais jĂĄ começaram tambĂ©m a implementar o seu plano de ataque, ou melhor, neste caso mais especĂ­fico, de defesa.

DIGI: Quer mudar? Saiba como terminar o seu atual contrato.

mudar para a DIGI, jå pode testar os serviços da digi em portugal! (gråtis)

Portanto, mesmo que não esteja interessado em mudar para a DIGI, a realidade é que o mundo das telecomunicaçÔes vai mudar em Portugal, com todas as operadoras a renovarem o seu leque de ofertas, isto, claro, com preços bastante mais em conta.

A concorrĂȘncia Ă© saudĂĄvel, e a DIGI Ă© exatamente isso, concorrĂȘncia pura e dura para o hĂĄ muito estagnado mercado PortuguĂȘs.

Mas, mudar de operadora nĂŁo depende apenas de uma mensagem, e-mail, etc… Existem coisas que vocĂȘ tem de fazer, e claro, certas situaçÔes que tĂȘm de estar asseguradas. Ou seja, se estĂĄ preso a uma fidelização a uma das atuais operadoras (MEO, NOS ou Vodafone), nĂŁo Ă© possĂ­vel mudar de operadora sem razĂ”es muito fortes, ou no mĂ­nimo, o pagamento para o libertar da “prisĂŁo” que Ă© a fidelização.

O que fazer?

As fidelizaçÔes são quase sempre cumpridas em Portugal, com um prazo padrão de 24 meses após uma qualquer alteração do contrato.

Mas, caso nĂŁo saiba, existiram alteraçÔes Ă  lei que permitem “fugir” um pouco a esta regra. Ou seja, se encontrar um serviço superior ao seu, seja em performance ou preço, Ă© realmente possĂ­vel terminar o contrato mais cedo. PorĂ©m, existe um preço associado a esta “escapatĂłria”.

  • Nota: Tem de fazer contas para perceber se vale a pena! Como? Leia mais em baixo.

Antes de mais nada, vale a pena relembrar que tem o direito a desistir nos primeiros 14 dias. Além deste prazo legal, mesmo que exista um período de fidelização associado ao seu contrato atual, e que claro, o serviço funcione sem problemas, não é preciso esperar para cancelar o contrato.

O que Ă© preciso pagar?

Os encargos que lhe compete devem ser proporcionais às vantagens que obteve e não podem ultrapassar os custos que os operadores tiveram com a instalação.

Por custos das operadoras, estamos a falar da box, telefone, custos de ativação/instalação, e respetivas promoçÔes. A Deco Proteste esclarece a situação, graças à Lei das ComunicaçÔes Eletrónicas. O custo depende nas mensalidades a pagar até final do contrato, com o operador a ter de cobrar o menor dos valores.

Para o consumidor sĂŁo cĂĄlculos praticamente impossĂ­veis de fazer. Nesse sentido, a plataforma de cessação de contratos de telecomunicaçÔes vem simplificar bastante a tarefa – Link aqui.

Vale ainda a pena salientar que o período remanescente para o final da fidelização deve constar na fatura.

Além do pagamento mencionado em cima, é também possível terminar o contrato caso a operadora não asseguro o serviço contratado, se existir um caso de emigração do titular, desemprego por motivo fora da sua responsabilidade, incapacidade de trabalhar.

đŸ”„ Este artigo foi Ăștil?


SĂȘ o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă  tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂ­cias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grĂĄtis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque