Condução Autónoma? ADAS estão a fazer a diferença!

Um dos grandes problemas do envelhecido parque automóvel Português nem é a falta de eficiência energética que os carros mais antigos trazem para cima da mesa. É mesmo a falar de tecnologias de ajuda à condução, que são quase sempre uma presença garantida em qualquer carro minimamente decente e recente.

Aliás, é por aqui que a segurança tem vindo a aumentar ano após ano, e é exatamente por isso que os condutores deveriam pensar em mudar de carro, se exisitr essa possiblidade. As ajudas à condução são mesmo muito importantes!

Condução Autónoma? Segurança está nos sistemas de ajuda! (ADAS)

É muito provável que já nem ligue à conversa das ADAS, mas sabeo que é isto?

A condução tem vindo a tornar-se cada vez mais segura, desde o aparecimento do primeiro airbag há mais de 50 anos. Hoje, já existem sistemas de segurança cada vez mais refinados e, que, os fabricantes de carros não dispensam. Uma dessas tecnologias é o sistema ADAS.

O que são sistemas ADAS?condução autónoma? adas estão a fazer a diferença!

Isto significa Advanced Driver Assistance Systems – o que em português se traduz como Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ou ao Condutor). Assim, tal como o nome indica, esta sigla representa um conjunto de funcionalidades pensadas para facilitar a condução e torná-la mais segura.

Na realidade, são sistemas que beneficiam não só o condutor do carro que tem o sistema ADAS, como também todos os outros condutores que circulam à sua volta.

Como funciona?

Os sistemas ADAS funcionan essencialmente através da ligação entre as câmaras instaladas no automóvel com os sistema de direção e travagem do carro. As câmaras detetam as distâncias entre o carro e outro objeto, e enviam sinais para o sistema do carro, que permite ajustar a condução do condutor, direta ou indiretamente.

Estamos a falar de sistemas como o Lane Assist que ajudam a manter o automóvel dentro das linhas da estrada. Do sistema de aviso de colisão frontal e traseiro, que por vezes pode acionar de forma automática os travões do automóvel. Sensores inteligentes com sistema 360, entre muitas outras coisas.

De forma mais concreta, podemos olhar para o sistema AEB, algo que utiliza o radar e câmaras do automóvel para aferir tudo o que se passa à frente do veículo. É um sistema tão inteligente que até dá um compasso de espera para perceber se o condutor vai travar a tempo. Se não o fizer, o sistema trava sozinho. Por exemplo, este sistema, sozinho, baixou as colisões “traseiras” em mais de 50%.

Dito tudo isto, numa altura em que o auto-piloto ainda parece um sonho distante, pelo menos na forma que muitos imaginam. É inegavelmente uma excelente ideia apostar neste tipo de sistemas. Especialmente porque são sistemas que sabem que muitos condutores não estão atentos na prática da condução! Proteja-se!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Lembras-te de andar com o rádio do carro na mão para não roubarem?

Só de pensar nisso dá logo aquele flashback: anos...

Os mini desumidificadores do Aldi são um achado… ou um trambolho?

Os mini desumidificadores como o do Aldi são exatamente...