Os pneus de avião podem ser mais pequenos do que os pneus de camião, mas apesar de suportarem muito mais peso a velocidades muito mais elevadas (durante períodos de tempo comparativamente mais curtos), são normalmente bastante duráveis. De facto, mesmo com todo o stress a que estão sujeitos, os pneus de avião geralmente não explodem. No entanto, se alguma vez o fizerem, os resultados podem ser excecionalmente perigosos. Mas o que faz explodir o pneu de um avião?
Sabe o que faz explodir o pneu de um avião?
O explodir de um pneu é algo que já aconteceu. No entanto a verdade é que este tipo de falhas não acontecem com muita frequência. Isto porque os regulamentos exigem que sejam concebidos para suportar quatro vezes a sua pressão nominal durante três segundos ou mais. Mas mesmo os componentes mais resistentes podem desgastar-se com o tempo.
Tal como a necessidade de lavar os aviões regularmente, como um ato de manutenção para evitar problemas a longo prazo, estes pneus têm de ser substituídos. Os pneus de todas as formas e tamanhos, pertencentes a qualquer número de veículos, vão-se danificando com o tempo. As condições extremas podem certamente acelerar o processo, mas a utilização regular acaba por enfraquecê-los e, eventualmente, esses pneus acabam por falhar.
A causa mais provável para um pneu de um avião explodir é o enfraquecimento dos materiais devido ao desgaste. Apesar disso é possível que o pneu tenha algum tipo de defeito de fabrico que crie uma fraqueza estrutural. Há também a possibilidade de que algo sobre o qual o avião tenha rolado durante a descolagem ou a aterragem tenha causado danos imprevistos.
Estas fraquezas estruturais tendem a tornar-se um problema quando o pneu está sob tensão (ou seja, quando o avião está em movimento no solo).
Os rebentamentos de pneus podem ser perigosos, no entanto, na maioria dos casos, os pilotos e as tripulações têm conseguido evitar resultados desastrosos. Como sempre, estatisticamente, voar continua a ser mais seguro do que conduzir. Dito isto, é mais provável que os pneus de avião tenham problemas como este quando o avião está a transportar passageiros, devido ao peso extra. Nestas situações, um rebentamento como este resultaria certamente num atraso do voo e na transferência para um avião diferente, na melhor das hipóteses.
Na verdade, porém, o maior risco dos aviões é para as equipas de terra e de manutenção. A sua proximidade com tantas peças grandes, complicadas, intrincadas e muitas vezes perigosas exige uma atenção constante e práticas seguras. No entanto, mesmo assim, podem ocorrer acidentes inesperados.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


