Meter o nosso smartphone em modo de voo (modo de avião) quando a viagem estå prestes a começar, é hoje em dia algo completamente normal, e é até senso comum. Aliås, jå tive pessoas em pùnico ao meu lado a perguntar-me se não ia meter o meu smartphone em modo de voo, quando eståvamos apenas a sentar-nos e a arrumar malas.
Mas, serĂĄ que isto tem mesmo impacto na viagem? Ou serĂĄ apenas um mito?
O mito do modo de voo no smartphone. Real ou Falso?
Portanto, todo e qualquer smartphone tem um modo de voo disponĂvel, o que acaba por dar uma grande importĂąncia Ă funcionalidade. Afinal de contas, se nĂŁo fosse algo realmente necessĂĄrio, serĂĄ que as fabricantes iam mesmo disponibilizar a funcionalidade de forma tĂŁo massificada?
Ainda assim, a realidade Ă© que a necessidade da funcionalidade Ă© mais um mito que outra coisa. Pelo menos no campo da interferĂȘncia com os sistemas de navegação do aviĂŁo onde se encontra.
As companhias ĂĄreas querem o modo ligado por uma outra razĂŁo.
AliĂĄs, na Europa, jĂĄ se permitem chamadas telefĂłnicas e uso de dados mĂłveis em voo desde 2022. PorquĂȘ? Simples! Todos os aviĂ”es tĂȘm agora um sistema de controlo de trĂĄfego (pico-cell), que por sua vez assegura que os sinais de comunicação dos smartphones nĂŁo tĂȘm qualquer impacto nos sistemas de comunicação do aviĂŁo propriamente dito.
Curiosamente, mesmo sem a tecnologia “pico-cell”, existe pouca evidĂȘncia que um smartphone, ou melhor… Um aviĂŁo cheio de smartphones, tenha a capacidade de ter algum tipo de impacto nos sistema de comunicação e navegação.
A prĂłpria FAA (Federal Aviation Administration) fez um estudo em 2012, e encontrou perto de 0 provas, e por isso, nĂŁo foi capaz de tirar conclusĂ”es relativas Ă existĂȘncia de problemas de interferĂȘncia entre sistemas.
A razão real da obrigação do uso do Modo Avião é curiosa, simples, e na verdade importante.
A ideia Ă© manter os tripulantes calmos, ao mantĂȘ-los fora da vida real, ou melhor, dos seus problemas diĂĄrios. Consegue imaginar casos de pĂąnico e agressividade num aviĂŁo?
Além disso, também acaba por ser uma fonte de rendimento para as companhias åreas, visto que muitas delas jå vendem planos de dados em quase todos os seus voos, sejam estes de curto ou longo curso.
De onde vem o mito?
Foi a prĂłpria FCC (Federal Communications Commission) a decidir banir o uso de telemĂłveis em aviĂ”es no distante ano de 1991. Isto ao mesmo que citava a razĂŁo de “interferĂȘncia na rede de dados”.
Algo que até podia ser verdade na altura, mas que hoje em dia, no mundo da aviação moderna, é um não assunto.
ConclusĂŁo
Os telemóveis não interferem com os sistemas de aviação hå vårias décadas.
Ainda assim, Ă© uma norma que continua a fazer parte do livro de regras de todas as companhias, e que hoje em dia Ă© tĂŁo normal como tirar os lĂquidos da mala, passar no detetor de metais, ou despejar a sua garrafa de ĂĄgua.
A verdadeira razĂŁo estĂĄ nos bolsos das companhias, e na sua prĂłpria segurança. O que atĂ© faz algum sentido… Consegue imaginar discussĂ”es ao telefone num aviĂŁo, um e-mail com mĂĄs notĂcias, ou mensagens mais ĂĄcidas, tudo isto a uma altura de 20 mil pĂ©s?
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