(Análise) Sony TV OLED A80L: Boa em tudo e para tudo!

Num mundo de TVs em que o OLED é cada vez mais a palavra de ordem, é inegável que temos de olhar para aquilo que a Sony é capaz de oferecer, devido ao facto de ser uma das fabricantes que ainda faz as coisas muito à sua maneira, em vez de ir atrás daquilo que os outros acham correto.

Dito isto, esta Sony TV A80L que tivemos para análise nem é o modelo mais poderoso da atual gama da gigante Japonesa. A marca que outrora dominou o mundo das TVs tem uma outra oferta na forma da A95L, uma TV QD-OLED incrível que pode muito bem ser a melhor TV que o mercado tem disponível neste exato momento.

Mas, se não quiser QD-OLED, ou melhor, se não quiser pagar o preço que o QD-OLED obriga, não fica mesmo nada mal servido com esta Sony A80L OLED. Vamos por partes?

(Análise) Sony TV OLED A80L: Boa em tudo e para tudo!

Portanto a Sony OLED A80L vem no seguimento das TVs OLED A80K e A80K do ano passado, mas agora com um nível de performance um pouco superior e por isso muito mais apelativo. As principais rivais desta TV são a LG C3, e Samsung S90C. Mas, a Sony tem algumas armas secretas para ficar um pouco acima daquilo que as suas histórias rivais têm para oferecer.

Design

OLED, Sony

Apesar de não ser uma TV topo de gama, esta A80L aparece num design muito típico Sony, com uma moldura ultra-fina, e apoios mínimos mas bem pensados e capazes de ficar bem em qualquer lado. Aliás, os pés até podem ser configurados de forma diferente, para que a TV fique mais perto da mesa, ou mais alta e assim dar espaço para uma soundbar.

De frente, é uma TV OLED topo de gama, incrivelmente fina e bonita, por trás temos algum plástico à mistura, o que é mau esteticamente, mas é bom caso tenha de mexer na TV. Afinal, só quem já montou várias TVs OLED conhece o puro terror de ter um pedaço de vidro super fino nas mãos.

Performance e Interface

No campo da Interface temos o regresso do Sistema Operativo Google. Para mim a melhor interface que o mundo das TVs tem para oferecer. Temos um bom nível de personalização, extremo suporte a tudo o que é Android e/ou Google, e por isso mesmo, um assistente inteligente incrível para controlar a TV, e na verdade qualquer aparelho tech em sua casa.

Quanto à performance, a A80L tem uma qualidade de imagem incrível, mas sofre um pouco no brilho face à sua concorrência direta. Isto significa que se porventura o OLED é indicado para ambientes com pouca luz, esta A80L leva essa premissa ao limite. No sítio certo, esta TV vai surpreender com pretos realmente pretos, cores que parecem saltar do ecrã, e uma performance HDR muito satisfatória.

Graças ao processamento de imagem quase sempre incrível da Sony, o conteúdo aparece sempre na sua melhor forma possível, mesmo que seja antigo. Os artefactos e defeitos no ecrã são mínimos, mesmo que esteja a ver um DVD antiga que tinha por casa.

Dito isto, em termos de conectividade e suporte a consolas de nova geração, temos 4K e 120Hz, bem como entradas HDMI 2.1 (HDMI 3 e 4). Também temos dois inputs com eARC, o que dá imenso jeito para soundbars Dolby Atmos. Ainda no campo do gaming, temos VRR (Variable Refresh Rate) e ALLM (Auto Low Latency Mode). Curiosamente temos também suporte a Auto HDR Tone Mapping, o que melhora a performance HDR da TV.

Além de tudo isto, temos entrada ótica, duas portas USB, Ethernet, cabo de antena, Bluetooth 4.2 e Wi-Fi. (Suporte a AirPlay 2 e Chromecast).

Qualidade de Som

Ter uma TV OLED de grande qualidade sem um sistema de som ao mesmo nível não faz grande sentido. Ainda assim, a Sony costuma ser capaz de oferecer uma experiência sonora muito acima da média, e até bastante acima daquilo que as rivais diretas são capazes de oferecer dentro da mesma gama de preço.

Aliás, chego ao ponto de dizer que para uma sala pequena, ou um quarto, não precisa de colunas para nada. A TV chega perfeitamente.

Conclusão: Vale a pena?

OLED, Sony

Como deve imaginar, a Sony está hoje em dia atrás da Samsung e LG no campo das TVs. Mas, é inegável que a qualidade das suas ofertas, especialmente na qualidade-preço, tem vindo a mudar de forma muito significativa nos últimos anos.

A Sony está cada vez mais forte, e mesmo não sendo topo de gama, esta TV serve de exemplo.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

TV incrível que fica aquém no brilho mas compensa na qualidade de imagem e som.(Análise) Sony TV OLED A80L: Boa em tudo e para tudo!