AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Golf, GTE, Híbrido, Carregar, elétrico, bateria do carro híbrido

Carros Híbridos são populares mas não são todos iguais!

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
4 de Fevereiro, 2023
em Auto
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

No meio da atual revolução elétrica, dentro do mundo automóvel, a verdade é que ainda não é possível, para todos condutores, optar por uma alternativa 100% elétrica. Afinal de contas, temos o problema do carregamento, que quase sempre implica ter uma garagem, a quantidade de quilómetros feita por dia vs a autonomia normal de um carro 100% elétrico, e claro, o preço de aquisição, que apesar da evolução dos últimos tempos, continua a ser alto relativamente a um carro a combustão tradicional.

É exatamente por isso que ainda há uma grande aposta por parte das fabricantes, em alternativas eletrificadas. Ou seja, aposta em carros híbridos. Porém, é preciso ter em conta que existem várias motorizações híbridas no mercado, todas elas diferentes. Ora veja:

  • Full Hybrid
  • Mild Hybrid
  • Plug-In Hybrid

Vamos por partes?

  • Carros Elétricos: Carregar nos postes de iluminação. Porque não?

Carros Híbridos são populares mas não são todos iguais!

Portanto, enquanto no passado, se fosse mudar de carro, teria de escolher entre um automóvel a Gasolina, a Diesel, ou quem sabe, um 100% elétrico. Hoje em dia tem muito mais escolha, existindo alternativas híbridas tanto no lado da Gasolina, como também no lado do Gasóleo. Alternativas bastante diferentes entre si, quando começa a perceber como as coisas realmente funcionam no mundo automóvel moderno.

Pois bem, para reduzir emissões, e fazer com a tradicional motorização a combustão chegue a um nível de eficiência mais alto, as fabricantes automóvel começaram a apostar nas motorizações híbridas.

De tal forma, que agora, além dos híbridos mais comuns, temos também os Full Hybrids, bem como os Plug-In Hybrid, que por sua vez são capazes de oferecer uma quantidade de quilómetros generosa de locomoção 100% elétrica.

Full Hybrid vs Plug-in Hybrid vs Mild hybrid

Full Hybrid

Pois bem, num Full Híbrido, como é o caso do Renault Austral, é normal encontrar um motor elétrico, uma bateria, bem como um motor a combustão (normalmente a Gasolina, por ser uma motorização menos complexa).

Em suma, é um tipo de veículo que aproveita o poder do motor a combustão para se movimentar, mas também para carregar a bateria que vai dar vida ao motor elétrico.

Porém, esta é uma bateria de pequenas dimensões, incomparável à bateria de um carro 100% elétrico, ou até de um Híbrido Plug-In. Um dos maiores exemplos deste tipo de motorização, é o Toyota Prius, que já anda por cá há mais de 20 anos.

A ideia é simples, o motor além de fazer o carro… Bem… Andar, também funciona como um gerador para a bateria. Por sua vez, a bateria, com o motor elétrico, vai permitir andar de forma puramente elétrica em baixas velocidades, ao mesmo tempo que também ajuda o motor a combustão em algumas situações específicas.

Nos carros híbridos mais recentes, além do carregamento a partir do motor a combustão, também é possível aproveitar a regeneração dos travões e do motor elétrico, para encher a bateria, e assim aumentar os níveis de eficiência.

Este tipo de híbrido é excelente em percursos curtos, citadinos, ou em situações de muito trânsito. Visto ser nestas situações em que temos mais facilidade em utilizar a componente elétrica. Ou seja, se fizer autoestrada, não é de todo a melhor solução para o seu caso.

Mild Hybrid (MHEV)

Este é o tipo de motorização híbrida mais comum do mercado automóvel ‘eletrificado‘. É uma forma popular de conseguir retirar mais desempenho, ao mesmo tempo que se aumenta a eficiência de um motor a combustão.

Em vez da motorização Full Híbrida, os veículos MHEV funcionam tendo como base apenas o motor a combustão, agora com a ajuda de uma pequena bateria. Por sua vez capaz de gerar um também pequeno aumento de potência.

Isto ajuda o motor a Gasolina, ou a Gasóleo, nas alturas em que vai gastar mais. Ou seja, nos arranques, nas subidas, ou em situações de para-arranca. É quase como uma “ajuda de arranque”.

É um sistema pouco complexo, capaz de melhorar a eficiência geral de um motor em mais ou menos 20%. Em suma, é uma motorização ‘pau para toda a obra’, visto que apenas vem melhorar aquilo que os motores a combustão já traziam para cima da mesa.

Híbrido Plug-In

Golf, GTE, Híbrido, Carregar, elétrico

Esta é uma das motorizações híbridas mais desejadas, por ser capaz de conciliar as vantagens de um motor a combustão, com as vantagens de um motor elétrico. Porém, como nem tudo pode ser um mar de rosas, é uma motorização que também traz as desvantagens dos dois mundos, especialmente quando chega a altura das revisões, e manutenções normais de um veículo a combustão.

Dito isto, um híbrido plug-in conta com um motor a combustão (Gasolina ou Gasóleo), um motor elétrico, e claro, uma bateria ‘generosa’, significativamente maior que a bateria de um Full Híbrido, mas ainda assim, muito mais pequena em comparação à bateria de um veículo 100% elétrico.

A ideia é simples, com a ajuda do motor elétrico, e da bateria, é possível oferecer uma quantidade ‘decente’ de autonomia 100% elétrica. O que nos automóveis mais recentes, significa qualquer coisa como 80~120 quilómetros de autonomia 100% elétrica.

Também é possível carregar estes carros, da mesma exata forma que é possível carregar um veículo 100% elétrico. Normalmente através de um carregador pensado para o efeito, como é o caso das Wallboxes.

Além disto, é possível juntar os dois motores para chegar a um nível de potência mais alto, e claro, quando a bateria está descarregada, utilizar apenas e só o motor a combustão, como seria tradicional num carro do “antigamente”.

É um tipo de veículo perfeito para quem faz poucos quilómetros no dia-a-dia, e é capaz de carregar o seu carro em casa, ou no trabalho. Também tem a vantagem de ser possível fazer viagens mais longas, sem grandes preocupações quanto à autonomia elétrica. Isto, com a desvantagem de ter uma menor eficiência energética (leia-se, maiores consumos).

O veículo Plug-In mais popular do mercado é o BMW 330e, mas existem outros em Portugal, como é o caso do VW Golf GTE, VW Passat GTE, ou ainda do Mercedes Class A 250e.

Conclusão: Qual é a melhor alternativa?

Dependerá sempre do seu caso de uso. Os Full Híbridos são excelentes para percursos citadinos, a baixa velocidade. Os Plug-In são pensados para percursos curtos, de forma a potenciar a sua autonomia elétrica. Por fim, os Mild-Hybrid são os mais parecidos a um veículo a combustão tradicional, servindo para tudo.

Porém, com a revolução elétrica, é cada vez mais normal ver as fabricantes a apostar mais em motorizações 100% baseadas em baterias, e menos em motores a combustão.

Aliás, agora que a Alemanha acabou com os benefícios fiscais nos Híbridos Plug-In, é muito provável que este tipo de motorização comece a desaparecer do mercado. Afinal de contas, quando a Alemanha começa algo, é muito difícil de parar a tendência no resto do Europa.

O que pensa sobre os automóveis híbridos? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

chave presa na ignição, desligar o carro

O teu carro vai deixar de ter uma chave e tu vais adorar!

por Nuno Miguel Oliveira
11 de Fevereiro, 2026

As chaves físicas parecem ter os dias contados, à medida que a indústria automóvel quer meter tudo no teu smartphone. Isto significa que, dentro de muito pouco tempo,...

Carros elétricos com mais impostos em cima? É provável!

Carregamentos rápidos são veneno para os carros elétricos!

por Nuno Miguel Oliveira
10 de Fevereiro, 2026

Ao que tudo indica, o pessoal dos carros elétricos percebeu aquilo que os entusiastas do mundo mobile já tinham percebido há anos. Carregar muito rápido é um erro....

Quarentena não são férias! PSP e GNR estão na rua a controlar!

Circulação na Ponte 25 de Abril: esta restrição já foi levantada

por Bruno Fonseca
8 de Fevereiro, 2026

Se utilizas regularmente a ligação entre Lisboa e Almada, certamente sabes como o vento pode ser um desafio na circulação na Ponte 25 de Abril. Contudo, temos excelentes...

dacia

Dacia 2026: Já conduzimos toda a gama. O que mudou?

por Nuno Miguel Oliveira
8 de Fevereiro, 2026

A Dacia, que é inegavelmente uma das marcas favoritas dos condutores portugueses, está a preparar uma nova ofensiva para 2026 com motores novos, híbridização inédita e (ainda) mais...

Artigo Seguinte
Acabaram-se os adiamentos! Este jogo vai chegar no dia 23

Acabaram-se os adiamentos! Este jogo vai chegar no dia 23

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

intel e samsung vão criar uma aliança na produção de chips!

RRAM – Pode ser a memória do futuro!

11 de Fevereiro, 2026
Pensavas que a tua Internet está boa? Este diagnóstico grátis mostra o contrário

Pensavas que a tua Internet está boa? Este diagnóstico grátis mostra o contrário

11 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados