(Especial) 8GB ou 16GB de RAM ainda é suficiente em 2020?

8GB ou 16GB de RAM ainda é suficiente em 2020? – Hoje em dia, os jogos ocupam cada vez mais espaço em disco. No entanto, a quantidade de memória RAM recomendada continua a ser exatamente a mesma… 8 ou 16GB de memória DDR4.

Pois bem, caso não saiba, para uma aplicação ser executada, esta tem de ser carregada em memória. Então, se um jogo ocupa 20 ou mais GBs de armazenamento, como é que pode ser carregado em 8 ou 16Gb de memória RAM? Como é que isto funciona? É muito simples!



(Especial) 8GB de RAM ainda chegam em 2020? Com os jogos tão grandes?

PC, motherboard, RAM, memória

Sim, qualquer aplicação tem de ser carregada na RAM. E sim, um jogo de 20Gb ou mais pode ser carregado em 8Gb de RAM. Isto porque, apesar do jogo ocupar muito espaço em disco, não quer dizer que a aplicação propriamente dita tenha esse tamanho todo.

Afinal de contas, destes 20Gb, apenas uma pequena parte pertence ao código da aplicação. Ou seja, a maioria deste espaço está a ser ocupado com modelos, texturas, música, etc… E claro, nada disto tem de ir imediatamente para a memória.

Muito basicamente, se está a jogar Skyrim, e está apenas dentro de sua casa em Whiterun, os gráficos de Shrine of Azura não precisam de estar em memória. É por isto que temos ecrãs de loading em quase todos os jogos… É aqui que o sistema se livra dos dados que não necessita na memória RAM, e vai buscar as texturas, modelos, entre outras coisas ao disco rígido, que realmente precisa.

Além disto, um único jogo poderá também ter várias bibliotecas necessárias para funções diferentes. Mas nem isto é carregado tudo ao mesmo tempo para a memória RAM. Tudo depende de como o jogo foi desenvolvido.

Em suma, não… Não precisa de uma quantidade enorme de memória RAM para jogar. Ainda assim, em 2020, aconselho pelo menos 16GB.


8GB ou 16GB de RAM ainda é suficiente em 2020? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário