Tenho 8GB de memória RAM! Porque é que só tenho 6.95GB disponíveis?

Muitas vezes, no nosso PC ou até no nosso smartphone, é fácil chegar à conclusão que não temos a totalidade da memória RAM disponível para uso no dia-a-dia. Mas porquê é que isto acontece?

Se paguei 8GB, porquê é que só tenho direito a ~7GB!?

No mundo dos computadores, isto está muito relacionado com a máquina em si. Com o sistema operativo, com a interface de hardware, ou apenas e só pelo facto de ter um placa gráfica integrada no seu sistema (iGPU).

memória RAM!

Afinal de contas, o sistema tem de partilhar alguma memória RAM com a placa gráfica integrada. Por isso, acaba por roubar um pouco aos módulos instalados.

Aliás, em vários sistemas, é possível ajustar a quantidade de RAM que pode ‘oferecer’ à placa gráfica integrada, através de definições da BIOS. Mas na generalidade, não é grande ideia baixar a quantidade, a não ser que tenha a certeza que não vai precisar do poder de processamento do iGPU. (Pode causar problemas de desempenho nos browser, ou jogos)

O Sistema Operativo ocupa uma parte da memória RAM, mas é uma quantidade variável! Não é um valor estático. (O Windows 7 conseguia ocupar ~600MB sem grandes dificuldades)

Portanto, se por acaso tem muito menos RAM do que aquilo que comprou, então é muito provavelmente algum componente que ‘roubou’ uma parte de forma momentânea. Ou então, tem problemas na memória.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


SSD vs HDD: Porquê é que ainda existe desenvolvimento de HDDs?

memória RAM!

SSD vs HDD: O mundo dos computadores está a ser completamente inundado com SSDs rápidos a um preço super apelativo. Aliás, estamos a entrar numa fase, em que até a Microsoft e a Sony estão a planear equipar as suas consolas de nova geração, com um SSD super rápido, deixando o velhinho HDD (disco rígido tradicional) na gaveta.



Ainda existe muito desenvolvimento na área dos HDD! Porquê?

Os SSDs podem ser muito melhores que os HDDs, quando falamos na velocidade de acesso à informação, na velocidade de leitura/escrita e até nos I/Os por segundo. Contudo, os HDDs ainda têm uma grande vantagem sobre os SSD… O custo por Gigabyte!

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também