Asteróide de 130 metros passa hoje perto da Terra

Um enorme asteróide, considerado perdido até agora, vai passar hoje muito perto da Terra quando forem 23 horas em Portugal.

O asteróide – conhecido como 2010 WC9 – vai passar a cerca de 200 mil kms e tem cerca de 130 metros de diâmetro. Na prática é um dos maiores asteróides que já passou mais perto do nosso planeta.

Este Asteróide que tem o nome de código 2010 A WC9, como o próprio nome deixa adivinhar, foi identificado pela primeira vez em 2010. No entanto, os cientistas só o conseguiram observar durante um mês, não tendo na altura conseguido obter dados suficientes para ficarem a saber quando regressaria.

No entanto, isto apenas foi um facto até à semana passada, altura em que esta rocha foi vista novamente – a voltar para a Terra. Inicialmente, os cientistas não tinham certeza se poderia representar, ou não, um perigo. No entanto a possibilidade de impacto foi excluída pelos cientistas, pelo menos para já. É que o impacto não deixa de ser uma realidade nos próximos 100 anos.

Devido à distância a que este asteróide passa da Terra, não será possível observá-lo a olho nu. No entanto poderá ser visto com um pequeno telescópio.

Embora este asteróide não seja nada  do outro mundo, no que diz respeito ao tamanho, é maior do que o famoso meteoro de Chelyabinsk que caiu na Terra e fez com que centenas de pessoas necessitassem de ajuda médica.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também