5G: Portugal está na corrida para ser o último país da UE

Como deve saber, apesar de todos os esforços de marketing das fabricantes de smartphones, e das fornecedoras de rede móvel, o 5G ainda está longe ser uma realidade em Portugal.

Aliás, depois de Malta ter começado a oferecer conectividade 5G no mês passado, Portugal está agora na corrida (com a Lituânia), para saber quem irá ser o último país da União Europeia a suportar as redes de nova geração.

Isto é uma pena, visto que um país como o nosso, que maioritariamente vive do Turismo, e que apenas conta com 2 grandes centros urbanos (Zona de Lisboa e Zona do Porto)… Deveria ser sempre um exemplo na adoção das novas tecnologias, e não um dos últimos!

5G: Portugal está na corrida para ser o último país da UE

5G

Portanto, os cidadãos portugueses e lituanos são os únicos à espera do lançamento do 5G nos seus países. O que não faz grande sentido, visto que Portugal iniciou um leilão de várias frequências no final do ano passado. Com uma fase inicial exclusiva para novas entradas, bem como uma fase principal que está em curso desde 14 de janeiro.

- Advertisement -

No entanto, caso não saiba, muitos dos atrasos devem-se ao facto de existirem várias pequenas guerras entre as operadoras, Anacom, etc… Que até já deram origem a processos em tribunal.

Aliás, a própria Altice já veio a público dizer isto, sobre o 5G:

  • Depois de 100 dias de leilão 5G a ANACOM reitera irresponsabilidade e incompetência na alteração do regulamento.

    A Altice Portugal lamenta que hoje, quase 100 dias decorridos daquele que é, seguramente, o mais lento, longo e atrasado leilão para o 5G na Europa. O Regulador venha a público queixar-se das suas próprias decisões e admitir o atraso do País que só à sua atuação pode ser atribuído.

Enquanto as guerras continuam, os consumidores continuam à espera do 5G. Agora resta esperar até quando…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.