5 coisas a evitar se forem comprar hoje um smartphone


Por em

Hoje assinala-se a poupar Black Friday, o que significa que durante o dia de hoje e na maioria dos casos até domingo, as lojas disponibilizam muitas ofertas, para todos os gostos e carteiras. Se estão a pensar aproveitar esta oportunidade para adquirirem um novo smartphone, eis cinco dicas que se podem revelar muito úteis na altura de escolher.

1. Gastarem muito mais do que podem

Esta é sem dúvida a regra número um. Antes de comprarem qualquer equipamento que seja têm de definir um orçamento.

É verdade que quando o fazemos estamos a limitar as nossas opções, mas ao mesmo tempo vai ajudar a fazer as melhores escolhas dentro de cada opção.

Se pretendem ir por exemplo até aos 350 Euros vão conseguir obter bons equipamentos, mas ao mesmo tempo deixarem logo de fora os topos de gama.

É verdade que todos queremos um bom smartphone mas mais vale uma boa opção do que andarmos aflitos para pagar contas depois de nos termos excedido em algo.

2. Limitarem-se a uma só marca

O mercado está cheio de modelos e marcas apetecíveis e nem sempre se devem limitar apenas às mais conhecidas, especialmente se não estivermos a falar de topos de gama.

Empresas como a Honor, a OnePlus ou a Xiaomi disponibilizam equipamentos com excelentes relações entre qualidade e preço, sem comprometerem de forma significativa a vossa carteira.

Mantenham a mente aberta quando comprarem um novo equipamento.

3. Não definirem as vossas prioridades

Tenham uma ideia clara das especificações e das funcionalidades que procuram num equipamento. Será difícil escolherem o smartphone ideal se não o fizerem.

Agarrem num papel ou abram o notepad se preferirem e escrevam as funcionalidades que mais apreciam, por exemplo, a câmara, a duração da bateria, o facto de ter ou não slot para cartões microSD. Isto irá ajudar a reduzir a escolha.

Para além disso ajuda a dedicir entre modelos semelhantes.

Terão sempre se fazer escolhas segundo o vosso orçamento, no entanto será mais fácil.

4. Ignorarem equipamentos menos recentes

Não olharem para equipamentos mais antigos é um erro. Dispositivos com um ou dois anos podem dar acesso a todas as funcionalidades de que necessitam e terem excelentes características a um preço mais reduzido.

Lá por um smartphone ser mais recente não quer dizer que seja 100 por cento melhor. Pode ter mais desempenho ou um design mais inovador, mas isto não quer dizer que o modelo anterior não seja igualmente bom.

Na realidade esta é uma opção que vos pode poupar muito dinheiro.

Por exemplo, se não podem adquirir um S8 neste momento, o S7 continua a ser uma excelente opção, especialmente se for a versão Edge. É verdade que não terão acesso a proporção de 18:9, nem a câmara de selfies de alta-resolução, entre outros factores. Ainda assim, poderão poupar cerca de 200 Euros ou mais.

5. Não estarem atentos às promoções

Os preços variam de loja para loja. Alturas como a Black Friday levam a concorrência a extremos e quem ganha é o consumidor. Não se limitem a ver um preço numa grande superfície e a ficarem por aí. Utilizem a Internet e todos os recursos disponíveis (até à opinião de amigos) para fazerem a compra acertada.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Especial Black Builds: As Builds do Black Friday

Samsung Galaxy S6 vai receber o Android Oreo

Seguinte