3nm da TSMC: Imagina um Pentium 4 do tamanho de um alfinete?

Há muito tempo que a Intel perdeu o comboio da miniaturização de transístores, muito devido aos problemas na passagem dos 14nm para os 10nm, o que claro está, deu a oportunidade à AMD de voltar ao topo do mercado. Contudo, ao contrário da Intel, a AMD não tem as suas próprias linhas de produção, visto tê-las vendido há muitas luas atrás, dando origem aquilo que é agora a Global Foundries.

Dito isto, quando a GloFo também deixou de conseguir acompanhar as tendências de mercado, a AMD virou-se para a TSMC, uma das maiores e melhores fabricantes de semi-condutores do planeta. O que caso não saiba, deu origem aos excelentes Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

Pois bem, os 7nm já fazem parte do passado, visto que a TSMC já tem linhas de 5nm prontas a produzir! Aliás, a Apple já tem a grande maioria da capacidades destas linhas contratada para os SoCs do iPhone 12. Contudo, se acha que as coisas ficam por aqui… Está muito enganado.



3nm da TSMC: Consegue imaginar um Pentium 4 do tamanho de um alfinete?

3nm da tsmc

Portanto, a TSMC já está a trabalhar arduamente na tecnologia de produção de 3nm! Consegue imaginar pegar num velhinho Pentium 4, e metê-lo do tamanho de uma cabeça de alfinete? Pois… É isso que os 3nm conseguem oferecer! Para ter noção da evolução, os 3nm da TSMC conseguem meter 250 milhões de transístores por mm².

Afinal de contas, o CEO da TSMC acabou de confirmar que o desenvolvimento do nó de 3nm está a cumprir todas as etapas no timing esperado. Com o início da produção programado para 2021, e a produção em massa marcada para a segunda metade de 2022.

Entretanto, é esperado que o processo de 3nm traga melhorias de 10~15% na velocidade, além de um aumento da eficiência energética de 25~30%.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também