3.0GHz: MediaTek quer que Helio X35 bata o melhor da Samsung

Recentemente falamos do Exynos 8895 e da capacidade que terá para atingir os inauditos 3.0GHz. Agora,  a MediaTek quer fazer ainda melhor e o futuro MediaTek Helio X35 deverá igualá-lo ou superá-lo.

A empresa Chinesa conseguirá a performance extraordinária, em parte graças a ter decidido usar o novo processo de fabrico de 10nm da TSMC. Este tamanho é, actualmente, quão pequeno pode ser um transístor e representa um incremento de eficácia impressionante face ao processo de 20nm utilizado na geração anterior.

A MediaTek tem, tipicamente, andado uma geração atrás quanto ao processo de manufactura dos seus processadores, face a concorrentes como Qualcomm e HiSilicon. Este é um passo significativo então, porque ignora o salto geracional dos 16nm e passa directamente para o mais avançado actualmente disponível.

O Helio X35 fará parte da família de chips X30, baseados nos núcleos A73 Artemis da ARM e, na sua versão base, deverão atingir os 2.8GHz. Não é difícil, por isso, pensar que o Helio X35 consiga atingir os 3.0GHz ou mais.

A produção deverá começar no início de 2017, e os primeiros dispositivos estarão disponíveis eventualmente no segundo ou terceiro trimestre. Entretanto, a concorrência será dura: o Samsung Galaxy S8 deverá trazer o Exynos 8895 mais cedo e o Snapdragon 830 também deverá aparecer, criando concorrência feroz, mas um ano verdadeiramente impressionante em termos de computação móvel.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário