AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
7nm, tsmc, chip, chips, 3nm, 2nm

2nm: Novos aumentos de preço na tecnologia. Vai pagar?

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
25 de Dezembro, 2023
em Especiais
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

A evolução tecnológica está hoje em dia muito assente na miniaturização do transístor, que acontece sempre que uma gigante da produção consegue lançar um novo processo de produção, que é por sua vez mais poderoso, mais eficiente, e claro… Mais caro!

Aliás, uma das grandes razões pela qual tudo tem ficado mais caro após tudo aquilo que aconteceu com a pandemia de COVID-19, está mesmo no facto de a produção estar cada vez mais complexa, e com barreiras cada vez mais mais complicadas de ultrapassar. A crise de chips foi apenas o início!

Quer um exemplo? A passagem para os 2nm vai muito provavelmente significar um aumento de preço muito significativo em tudo o que é tecnologia.

  • Smartphones de gama média estão em vias de extinção!?

2nm vai trazer novos aumentos de preço a tudo o que é tecnologia! Está pronto para pagar?

3nm, 2nm

Portanto, a passagem para os 3nm já foi complicada, apesar do facto de os preços ainda não terem subido de forma muito significativa, o que se deve em grande parte ao facto de a Apple ter reservado a totalidade da força de produção da TSMC.

Acredito que a Apple tinha planos para aumentar o preço de vários produtos chave tendo como base os atuais processadores de 3nm. Mas, devido à incerteza económica que se vive em todas as regiões do globo, não há espaço para aumentos de preço. Aliás, basta olhar para os portáteis MacBook da Apple para perceber que aumentar preços acabou por “matar” a pouca procura que já existia no mercado.

Ainda assim, como deve imaginar, a tecnologia vai encarecer novamente num futuro muito próximo.

Basta olhar para as estimativas dos especialistas do mercado de produção, que apontam agora para um custo de 28 mil milhões de dólares para conseguir meter linhas de 2nm a funcionar em pleno.

  • Um valor que é mais ou menos superior em 50% face aos 3nm, que por si só já são extremamente caros face aos “velhos” processos de 4nm, 5nm e 7nm.

Este valor de 28 mil milhões de dólares significa a construção do zero, com todo o equipamento envolvido para a produção dos wafers. Por isso, não significa que o resultado final encareça de forma diretamente proporcional. Ainda assim, é inegável que as coisas vão ficar mais caras à medida que se perseguem novos processos de produção.

Porquê este aumento?

Quanto mais pequenas forem as características de um chip, mais preciso terá de ser o processo de fotolitografia, aumentando assim o custo do equipamento e dos materiais utilizados no processo.

Quem paga este aumento? Bem, são as empresas que fazem as encomendas de chips, como é o caso da Apple, Qualcomm, AMD, NVIDIA, etc… Mas estes aumentos são quase sempre passados para o consumidor final, através do produto que é vendido nas mais variadas plataformas de venda.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

DIGI: como reencaminhar chamadas para outro número, DIGI 10Gbps acusada de cortar a Internet à noite: será propositado?, Nem é a Sport TV: este é o canal que faz mais falta aos clientes da DIGI!

DIGI Conexão Plus em Portugal: o que se sabe e quando poderá chegar

por Bruno Fonseca
11 de Fevereiro, 2026

Se estás a planear o teu setup tecnológico em 2026, é provável que já tenhas ouvido falar da Conexão Plus da DIGI. No entanto, a pergunta que todos...

O teu telemóvel consegue prever a chuva (e não é com meteorologia), aquaplanagem: há uma coisa que não pode mesmo fazer!

Sexta-feira 13 em alerta: Depressão Oriana traz neve, cheias e mau tempo

por Bruno Fonseca
11 de Fevereiro, 2026

Se estavas à espera de um dia calmo, a verdade é que a Depressão Oriana tem outros planos para esta sexta-feira, dia 13. Conforme indica o portal Luso...

Ataque à DIGI, DIGI lançou uma bomba no mercado das telecomunicações em Portugal

DIGI: Utilizadores no Porto estão a perder a paciência

por Bruno Fonseca
11 de Fevereiro, 2026

Enquanto o apoio oficial falha com respostas vagas, a comunidade organiza-se em fóruns e mapas independentes para perceber o que se passa com a rede

Memória cheia? O teu Android está a esconder-te lixo que nem imaginas!

Telemóvel está lento? Atenção à regra dos 10% da Google no Android

por Ana Oliveira
11 de Fevereiro, 2026

Descobre a regra dos 10% da Google e como devolver a velocidade ao teu smartphone sem precisar de o formatar

Artigo Seguinte
bmw i5 serie 5

Novo BMW i5 Touring 100% elétrico está confirmado para 2024!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

(mini-review) teclado logitech g515: mais barato é o quê?

Em tecnologia, há coisas em que nunca se poupa dinheiro

11 de Fevereiro, 2026
xbox, Series, Microsoft

Microsoft Xbox de nova geração quer partir a roda?

11 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados