Segunda-feira, Outubro 6, 2025

Estamos em 2025 e o MBWay voltou a ter comissões?

O MBWay foi, durante anos, a apo revolucinária que mudou a forma como os Portugueses mexiam no seu dinheiro. Transferências rápidas, simples e sem custos, fosse para enviar uns trocos a um amigo ou para pagar uma compra num instante, presencialmente ou online. Mas, depois de há alguns anos atrás terem aparecido as comissões em alguns bancos, algo que foi obviamente muito mal recebido pelos consumidores, eis que em 2025 isto ainda é uma “cena”.

Estamos em 2025 e o MBWay voltou a ter comissões. A culpa é dos bancos!

esquema mb way

Portanto, o caso mais recente vem do Novo Banco, que desde 24 de julho passou a cobrar 0.2% sobre o valor transferido. Isto sempre que:

  • montante seja superior a 30€, sejam feitas mais de 25 transferências por mês
  • Quando ultrapassado o total mensal de 150€.

Mas, e aqui é que está o detalhe irritante! Se a operação for feita na app oficial do banco, não há custos. As comissões apenas existem pela app do MBWay.

Outros bancos têm a mesma exata estratégia, e está tudo bem. O problema aqui é bancos optarem por este caminho agora. Em 2025. Um exemplo está no caso do Millennium. Um banco que também “perdoa” a taxa apenas quando tudo acontece na aplicação. Porém, já o faz há uma série de anos.

Porquê agora?

Oficialmente, o MBWay é gerido pela SIBS. Deste lado, nunca nada mudou. Estas novas regras são decisões dos próprios bancos. A estratégia é óbvia! Passa por empurrar os clientes para as suas apps, aumentar o uso dos seus canais diretos e, claro, criar uma nova fonte de receita.

Quem ainda escapa?

Há relatos de que no ActivoBank, Banco CTT e em algumas contas da CGD ainda não se pagam taxas, mas a tendência preocupa.

Assim, se as comissões se tornarem norma, muitos vão começar a questionar a utilidade do MBWay. Especialmente nesta altura do campeonato em que os utilizadores começam a aptar cada vez mais pelo Apple Pay (iPhone) e Google Pay (Android).

Em suma, o que é certo é que, numa altura em que os bancos cobram mensalidades, taxas de manutenção e todo o tipo de “serviços”, ver o MBWay a perder a gratuitidade é mais um golpe para quem se habituou a usá-lo no dia-a-dia. Como já dissemos, a culpa aqui não é da SIBS. É mesmo dos bancos.

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Afinal, faz algum sentido levar com comissões em 2025 por pagamentos de baixo valor? Em vez de descomplicar, os bancos continuam a tomar decisões estranhas e irritantes. Nem vamos falar das taxas de juros baixíssimas em Portugal, que é um assunto ainda mais irritante, mas que terá de ficar para outro dia.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙