Como já deve ter percebido, a Inteligência Artificial está a ganhar um outro nível de importância, e depois dos tempos do ChatGPT, Bard, Bing, etc… Vamos ver uma implementação com um potencial tremendo de mudar a forma como utilizamos o nosso smartphone no dia-a-dia.
Esta grande mudança vai acontecer já em 2024, a começar pela Samsung com os novos Galaxy S24, e claro, deverá ser seguida, imitada, criticada, etc… Por todas as outras fabricantes, mais concretamente a Xiaomi, Google, Oppo, VIVO, e até a Apple. Aliás, já existem rumores de que a Apple quer lançar uma Siri cheia de esteróides IA em 2024 com o novo iOS 18. Mas sabe o que a Apple está a fazer que é muito provavelmente algo que vai fazer correr muita tinta? A Apple quer reservar as novas funcionalidades IA apenas e só para os novos modelos Pro.
Isto vai muito provavelmente acontecer em todo o mercado, seja ele iOS ou Android.
2024 é ano de trocar de smartphone! Entra na onda?
Portanto, andamos a falar de Inteligência Artificial no mundo mobile há anos, mas a IA que andou a ser falado durante todo este tempo é um animal bastante diferente daquele que vamos ver nos próximos meses/anos.
A inteligência artificial moderna tem um potencial tremendo para mudar a forma como mexe no seu smartphone, e até como lida com o seu dia-a-dia. Aliás, estamos muito provavelmente perante um daqueles momentos capaz de definir um mercado. Um momento que pode ser a ruína de algumas fabricantes, e uma mina de ouro para outras.
Afinal, como deve imaginar, da mesma forma que a Nokia, BlackBerry, Motorola, etc… Desapareceram, o mesmo pode acontecer à Samsung, Xiaomi e até à Apple.
Basta um passo mal dado, um erro mais crasso.
Dito tudo isto, com uma grande aposta na Inteligência Artificial, vamos também ver as fabricantes a apostar em hardware muito mais especializado para dar vida a esta tecnologia. O que significa isto? Bem, muitas das novidades não vão chegar aos aparelhos já existentes no mercado. Tem um S23 Ultra ou um iPhone 15 Pro? AZAR! Vai muito provavelmente ficar para trás.
Ainda não é certo, mas é muito provável que o mundo dos smartphone faça exatamente o mesmo que a Microsoft está a tentar fazer no lado dos computadores. Ao anular os equipamentos mais antigos, menos capazes e menos seguros, para tentar dar um salto de performance e de funcionalidades. Aliás, depois do Windows 11 ter cortado com muito PC, o Windows 12 prepara-se agora para praticar um corte ainda maior, novamente com a desculpa da implementação de funcionalidades IA.
O que levanta uma questão… Está pronto a mudar de smartphone por causa da Inteligência Artificial, ou ainda vai esperar para ver se isto vai ser realmente incrível, ou vai ser apenas uma outra montanha pronta a parir um rato? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.