Supostamente, 2021 seria o ano em que veríamos mais dobráveis no mercado, o que por sua vez, iria meter pressão nas fabricantes mais envolvidas no segmento, para baixar preços e aumentar concorrência.
No entanto, com a crise de produção, e consequente impossibilidade de lançar aparelhos a preços apelativos, muitas destas mesmas fabricantes decidiram simplesmente desistir de apressar os seus lançamentos, de forma a esperar por uma altura mais apropriada.
Foi exatamente isto que a TCL fez com o seu ‘Fold’, que supostamente seria um rival a sério ao Z Flip 3 da Samsung, a um preço bastante mais em conta, e aparentemente também aconteceu à Google, que meteu o projeto dobrável em banho maria, até uma altura mais oportuna.
Pois bem, a crise não vai, obviamente, durar para sempre!
As coisas vão começar a melhorar na segunda metade do próximo ano, e como tal, já temos alguns indícios que a aposta no mundo dobrável vai voltar para cima da mesa, nessa mesma altura.
Em suma, 2022 vai ser um ano muito interessante para o lado dos smartphones dobráveis, e claro, como deve imaginar, a Samsung precisa de se por a pau.
2022 vai ser o ano dos dobráveis ‘baratos’? Cuidado Samsung!
Portanto, 2022 pode ser o ano em que vamos ver competição à séria na parte dos dobráveis! O que pode finalmente dar origem a bons aparelhos, e claro, a bons preços.
Dito isto, obviamente que a Samsung vai continuar a sua aposta, neste departamento. Mas como também é óbvio, com mais concorrência, é provável que a estratégia tenha de mudar um pouco.
Afinal de contas, apesar de bastante evoluídos tecnologicamente… O Z Fold 3 e Z Flip 3 continuam a ser aparelhos demasiado caros! O que por enquanto ainda faz algum sentido, porque a tecnologia é cara, e a Samsung tem o monopólio deste sub-mercado. Contudo, é uma estratégia que acaba por ir contra o próprio objetivo da gigante Sul Coreana, de tentar massificar este tipo de aparelho no mercado.
Por isso, com mais fabricantes a entrar no espaço, a preços mais apelativos, os consumidores vão começar a olhar para este tipo de aparelhos, com outros olhos… Ou seja, como algo que realmente podem comprar. O que por sua vez vai meter uma outra pressão em cima da Samsung, e pode finalmente ser o ‘kickstart’ que este mundo precisa.
Que fabricantes são estas?
Pois bem, estamos a falar da TCL, que já tinha um protótipo pronto há alguns meses atrás, da Oppo, Vivo, Xiaomi, Huawei, e claro, a Honor. Isto ao mesmo tempo que a Google e Apple também analisam este mesmo mercado, com olhos gulosos.
Tudo fabricantes com muito poder económico, e muita ingenuidade no design. São também fabricante que podem apostar nas suas submarcas ‘budget’, de forma a criar aparelhos um pouco menos portentosos, mas ainda assim, muito interessantes. Consegue imaginar um Redmi Fold, ou Realme Fold, a ~500€? Era a loucura!