2021 vai ser um ano muito importante para a evolução automóvel!

Em 2020, a Tesla foi capaz de se valorizar em bolsa de uma forma simplesmente extraordinária. Afinal, começou a valer mais dinheiro que as 7 maiores fabricantes de automóveis do planeta combinadas.

Contudo, como é óbvio, isto não significa que a gigante dos carros elétricos seja assim tão poderosa… Visto que os valores em bolsa dependem sempre muito de vários fatores que nem sempre refletem a realidade dos produtos no mercado.

Mas vamos ao que interessa… Verdade seja dita, apesar da grande evolução no mundo automóvel, esta indústria ainda está muito resistente à adoção tecnológica no mercado ‘mainstream’. No entanto, 2021 parece ser um ano realmente importante nestes esforços!

Afinal de contas, a indústria está novamente parada graças ao COVID-19! Por isso, muitas fabricantes estão neste momento a repensar as suas estratégias de forma bem profunda.



2021 vai ser um ano muito importante para a evolução automóvel!

evolução automóvel

Portanto, há alguns anos atrás, pareceu que a indústria automóvel iria passar por uma autêntica revolução, com a chegada de chips extremamente poderosos para este mundo. A ideia era levar a condução autónoma para as massas. E como é obvio, muitas das gigantes do mundo dos microprocessadores começaram logo a salivar.

Aliás, até tivemos várias empresas com ideias bastante interessantes, de forma a tornar o mundo automóvel num serviço. Mas como é óbvio, pouco ou nada aconteceu até agora… Sim…

Até agora, porque 2021 está a mostrar alguns sinais bastante interessantes.

Ora repare, tivemos um discurso muito interessante por parte do CEO da GM, bem como do CEO da Mobileye (que faz parte do mundo Intel), e estamos a ver uma aposta cada vez maior por parte das gigantes da indústria, como a VW com os seus novos carros elétricos, e até da Mercedes, que há alguns meses atrás, apresentou o gigantesco ecrã de 56” Hyperscreen, um ecrã que deverá fazer parte dos novos EQS elétricos. E claro, como não poderia deixar de ser, os rumores e ‘leaks’ acerca do projeto automóvel da Apple começaram novamente a aumentar de tom.

Entretanto, os carros completamente autónomos (nível 5), são agora tidos como uma realidade muito difícil de alcançar. Pelo menos para os próximos anos. Contudo, é cada vez mais notório que as fabricantes estão a apostar em novas tecnologias! Tudo de forma a tornar os carros mais seguros para todos os condutores! Como? Ao adicionar vários tipos de ajudas, que claro está, precisam de muito poder de processamento.

Aliás, isto já não é apenas uma realidade da Tesla, de duas ou três fabricantes, nem sequer está limitado aos modelos mais caros.

Afinal, os carros mais recentes, já trazem vários ‘extras’ cheios de tecnologia, que serve apenas e só para nos facilitar a nossa vida, e claro, para nos ajudar a chegar com vida a casa. É aqui que a indústria vai apostar, e ainda bem que assim é.

É exatamente por isto que a TSMC já anunciou que vai investir para aumentar a produção de chips para automóveis, e é também por isto que temos várias gigantes da indústria dos smartphones e PCs a investir forte e feio, como a Qualcomm, que já anunciou uma parceria com várias fabricantes, para equipar novos carros com a sua plataforma Snapdragon Automotive Cockpit.

Em suma, tudo indica que 2021 vai ser um ano acho para um futuro automóvel definido por software evoluído, e carros conectados.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub