Muito se tem falado acerca das exigências do mundo da computação no lado da memória RAM, uma discussão que se tem focado muito nos smartphones, aparelhos que podem estar prestes a deixar os 6GB, 8GB, e 12GB para trás, de forma a adotar capacidades mais interessantes de 16GB para cima, tudo de forma a dar algum espaço a tudo aquilo que o mundo da inteligência pode e quer trazer para cima da mesa.
Mas, a mudança a sério deve acontecer primeiro no lado dos computadores!
16GB ou 32GB? Esqueça isso. Vamos até aos 256GB!
Portanto, depois de muitos e longos anos em que foi completamente normal ver computadores de todas as gamas de preço a chegar ao mercado com 8GB e 16GB de capacidade de memória RAM. Eis que em 2024 já começa a ser muito mais normal ver máquinas equipadas com pelo menos 32GB, e ao que tudo indica, as fabricantes já se estão a preparar para um futuro em que ter 32GB de memória RAM num computador é quase uma piada.
Afinal de contas, a ASUS acabou de anunciar atualizações de BIOS para muitas das suas motherboards Intel mais recentes. Algo que possibilita o suporte até um máximo de 256GB de memória RAM com módulos DDR5. Mais concretamente, os modelos com 4 slots para módulos de memória podem ir até aos 256GB, enquanto os modelos com apenas 2 slots ficam pelos 128GB. Isto significa que existe um limite máximo de 64GB por slot.
As motherboards AMD mais recentes da ASUS já tinham este suporte.
Entretanto, vale a pena salientar que a ASUS não está sozinha neste esforço.
Todas as fabricantes estão a avançar com este tipo de atualização. De forma a abrir as portas a um novo mundo de computação em que a memória é uma figura essencial.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!