WD My Passport Studio


shadow
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInShare on TumblrTweet about this on TwitterEmail this to someone

Quem está familiarizado com o mundo dos discos rígidos certamente conhece a Western Digital. Quem não está, conhece também, especialmente pelo vasto portfólio de dispositivos de armazenamento, internos e externos, para dar resposta às crescentes necessidades de espaço por parte dos utilizadores.

Recentemente este fabricante lançou um conjunto de discos externos, especialmente destinados a utilizadores de computadores Apple. O My Passport Studio é sem dúvida o mais relevante deles todos, a julgar pela sua construção toda em alumínio, cantos redondos, capacidade de 1TB, duas portas FireWire 800 e uma USB. A estas características técnicas juntam-se aplicações de gestão da drive e segurança.

Construção

O My Passport Studio é um disco que dá nas vistas, especialmente pela sua construção. Não só parece robusto e seguro quando olhamos para ele, como ficamos com a mesma sensação quando lhe pegamos. Pode tentar dobrar a caixa ou fazer pressão sobre ela, que não se irá deformar nem partir.

A WD usou um design de duas cores, com um topo em cor preta e uma parte lateral e traseira prateada.

Na parte de trás do dispositivo encontram-se duas portas FireWire 800, uma porta Micro-USB 2.0 e uma luz LED branca que mostra a actividade do disco.

Desempenho

O WD My Passport Studio vem com uma porta USB 2.0 para maior compatibilidade, mas o desempenho concentra-se na interface FireWire 800. Experimentámos dois programas diferentes para medirmos o desempenho deste disco. Com um, o CrystalDiskMark, utilizado na plataforma Windows atingimos uma velocidade de leitura de 79.2MB/S e uma velocidade de escrita de 71.4MB/s.

Já no Mac utilizámos a aplicação Blackmagic Disk Speed Test (disponível gratuitamente na App Store. Aqui atingimos velocidades de leitura de 67.3 MB/s e 62.2 MB/s no que diz respeito à gravação.

No caso de ser utilizada uma ligação USB, a velocidade desce para sensivelmente metade.

Software

Este disco vem com duas aplicações com propósitos diferentes. O WD Drive Utilities faz diagnósticos ao disco e permite a gestão do mesmo. Os utilizadores podem levar a cabo três testes diferentes, desde uma simples verificação dos dados SMART até testes mais complexos que verificam a existência (ou não) de maus sectores no disco. Os utilizadores podem ainda definir aspectos alusivos à hibernação.

A outra aplicação incluída é o WD Security que deixa os utilizadores especificarem uma password que protege o disco. Isto é especialmente util para quem anda com o disco numa base diária e especialmente com dados sensíveis. Tenha muita atenção neste processo porque caso se esqueça da password, irá perder permanentemente o acesso aos seus  dados.

Conclusão

O My Passport Studio é um disco verdadeiramente bom e que leva sem qualquer dúvida o nosso carimbo de recomendado. Este facto justifica-se não só pela construção de elevada qualidade, mas também pela presença de duas portas FireWire 800 (uma para ligação ao computador e outra para ligação de outro dispositivo Firewire, algo como um hub) e ainda uma porta USB para se manter a compatibilidade com a grande maioria dos computadores. Se tem um Mac, não deixe este disco passar-lhe o lado, porque vale realmente a pena o investimento.

Preço: Desde 169,99 Euros (Iva incluído) Referência: Pixmania

Autor

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *